Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 01 de Março de 2012 às 14:11

    Imprimir


Foto: Arquivo
Presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana
Presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana

Na próxima terça (6), os trabalhadores da construção civil de Cuiabá vão levantar a voz em defesa do trabalho decente nas obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Em Cuiabá, a mobilização será feita nos principais canteiros de obras da cidade.

A ação faz parte de uma mobilização nacional em prol do trabalho decente nas obras preparatórias para o mundial que acontece em todas as cidades-sede.

Nesta data, sindicalistas vão percorrer os canteiros distribuindo um panfleto informativo sobre o assunto e dialogando diretamente com os operários sobre a “Campanha por Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”, da qual a ação faz parte.

Em Cuiabá, a ação é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT).

Na terça (6), o presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana, participa junto a outros sindicalistas, em Brasília, da entrega da pauta de reivindicações do movimento à Confederação Nacional da Indústria (CNI). São elas: piso salarial unificado para todo o País, cesta básica de R$ 300; que seja fixado o piso de dois salários-base para a aplicação do Programa de Lucros e Resultados (PLR); hora extra de 80% de segunda a sexta-feira, 100% aos sábados e 150% aos domingos e feriados; garantia de organização por local de trabalho; adicional noturno de 50%; folga familiar de cinco dias úteis a cada 60 dias trabalhados; implantação de melhores condições de saúde e trabalho e contrato de experiência de 30 dias.

Os trabalhadores reivindicam mais diálogo entre as empresas e os sindicatos e o combate as práticas anti-sindicais por parte do patronato, entre elas a repressão às greves.

A pauta de reivindicação será enviada também para o Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), para os ministérios do Trabalho e Esportes, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho.

A Campanha

A “Campanha por Trabalho Decente Antes e Depois de 2014” é coordenada pela Federação Internacional dos Trabalhadores na Construção e da Madeira (ICM), uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e setores conexos.

A campanha pede que a FIFA adote os princípios mais elementares do trabalho decente estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), de acordo com a Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento, adotada em 1998: liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil;  eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação, além da promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17545/visualizar/