Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quarta - 22 de Fevereiro de 2012 às 11:24

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Curso de capacitação para operador de Colhedora de Cana em Campo Novo do Parecis
Curso de capacitação para operador de Colhedora de Cana em Campo Novo do Parecis
Começa nesta quinta-feira (23.02) no município de Nova Olímpia, a primeira edição de 2012 do Curso de Colhedora de Cana, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com a iniciativa privada e prefeitura municipal. O curso oferece uma possibilidade de qualificação profissional para os trabalhadores, além de uma grande chance de inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a superintendente de Qualificação Profissional da Setas, Rosamaria Carvalho, o curso surgiu da necessidade da mecanização da colheita de cana, uma exigência recente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) . A colheita da cana de açúcar envolve uma grande exploração do trabalho escravo, o que motivou a exigência do Ministério.

O curso de capacitação tem 24 horas de duração, divididas ao longo de três dias. Serão formadas duas turmas, de 20 alunos cada. Eles terão aulas teóricas e também práticas, já nas máquinas utilizadas para a colheita.

Rosamaria explica que a chance de os trabalhadores qualificados saírem do curso já empregados é grande. Isto porque a qualificação coincide com o começo do período da colheita da cana e, devido à exigência da mecanização do processo ser recente, o setor tem uma grande necessidade de mão de obra qualificada. “Este é o objetivo do Governo do Estado, qualificar para o trabalho e não apenas para ter um diploma”, diz a superintendente.

A prefeitura de Nova Olímpia foi a responsável pela inscrição e seleção dos participantes do curso. A prioridade foi para os desempregados e as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. A Usina Itamaraty disponibiliza o espaço físico, os equipamentos, a alimentação e o translado dos alunos. E a empresa Case é a responsável pelos professores e pelo material didático.

O Governo de Mato Grosso acompanha e supervisiona os cursos, e oferece os certificados de conclusão. “O Estado sai na frente, oferecendo essa oportunidade aos trabalhadores”, diz Rosamaria. Em 2011, foi realizado uma espécie de projeto piloto do curso, que obteve grande sucesso e levou a sua reedição.

Para 2012 já estão programadas outras duas edições do curso de capacitação. Uma para o município de Barra do Bugres, entre os dias 05 e 10 de março, e outra para o município de Campo Novo dos Parecis, entre os dias 12 e 17 de março. As inscrições para os cursos já estão abertas. Em cada um deles, serão formados outros 40 alunos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17590/visualizar/