Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 00:53

    Imprimir


O ano de 2012 começou do mesmo jeito que terminou 2011 na Cadeia Pública de Barra do Garças, aonde só no mês de dezembro três túneis foram descobertos pelos Agentes Penitenciários daquela unidade.

Na segunda-feira, 09 de janeiro, após algumas investigações internas, agentes plantonistas da cadeia de Barra do Garças descobriram que algo estava errado em algumas celas da unidade. Ao organizarem uma revista surpresa nas celas, foram encontrados um total de 18 celulares, uma Maria Tereza (corda artesanal feita de lençóis e utilizada para escalar muros) e um túnel sendo iniciado. Só em uma das celas tem 11 reeducandos, a maioria deles assaltantes de bancos e traficantes, o que poderia acarretar proporções ainda maiores já que a estrutura daquela unidade é frágil e não oferece nenhuma segurança para os servidores desempenharem as suas funções.

A unidade de Barra do Garças vem sofrendo aos poucos, principalmente pela falta de estrutura e a ingerência política de parlamentares demonstra total descompromisso com a sociedade que os elege.

Recentemente, foi nomeado um agente penitenciário para direção da Cadeia de Barra com grande experiência em administração de cadeias, no entanto, três dias depois o mesmo foi exonerado a mando do Deputado Sebastião Rezende, para poder acomodar um dos seus correligionários no cargo de diretor. Tal fato poderá trazer problemas ainda maiores para essa unidade.

Apesar do comprometimento e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores daquela unidade, fica inexequível uma boa administração, haja vista que nem todos são profissionais da execução penal e mesmo porque a sociedade não merece menos do que uma administração penal profissionalizada para que se viabilize a redução do índice de reincidência dos indivíduos que cometem crimes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17893/visualizar/