Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 14:48

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom-MT
Governador Silval Barbosa se reúne com deputados no Palácio Paiaguás
Governador Silval Barbosa se reúne com deputados no Palácio Paiaguás
Todos os 24 deputados estaduais compareceram, na manhã desta terça-feira (29.11), à reunião mensal com o governador Silval Barbosa, ocorrida no Palácio Paiaguás. Conforme o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior, os principais assuntos tratados foram o orçamento para 2012 e a avaliação de 2011.

Com relação ao orçamento, o deputado declarou que é muito importante que ele não seja alterado, pois o Estado terá um ano de ajustes, com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e também com o desenvolvimento do interior. Segundo Romoaldo, “o comprometimento dos deputados foi grande. Eles irão apresentar apenas emendas na reserva de contingência, não alterando muito o orçamento e dando condições de governabilidade para o Estado continuar se desenvolvendo em 2012”.

Romoaldo Júnior explicou ainda que os deputados, dentro da verba de contingência, vão determinar suas emendas para os municípios de Mato Grosso. “No ano passado, o governo pediu que fizesse apenas um milhão, que está sendo liberado agora. No ano que vem haverá um acréscimo, dentro da reserva de contingência. Esse é o comprometimento do governo”, destacou.

Outro assunto abordado na reunião, informou o líder do governo, foi a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Romoaldo declarou que o governador se mantém firme na defesa junto ao Governo Federal, buscando os financiamentos necessários, pois “este é o sistema mais moderno e que será maior legado da copa do mundo para a baixada cuiabana”.

Em relação ao modal de transporte, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, reafirmou a necessidade de implantação do VLT, lembrando que, enquanto muitos querem a implantação do BRT (ônibus de trânsito rápido), a maioria dos estados está desativando esse sistema.

Além de pontos como a votação do Fundo de Segurança e a mudança de secretariado, a saúde púbica também foi pauta da reunião, principalmente a administração de hospitais por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS) e o MT Saúde.

Para o deputado José Riva, o plano MT Saúde funciona bem, mas é preciso ter responsabilidade com ele. “Não tem o que reformular, em um curto espaço de tempo o MT Saúde pode se tornar sustentável”. Na avaliação do presidente da AL, é necessário dar credibilidade ao plano. A partir do momento que sentirem segurança os médicos voltam a se credenciar, conforme Riva. “A SAD [Secretaria de Estado de Saúde] vai apresentar um cronograma de atualização dos pagamentos”, completou.

Para finalizar, Riva explicou que as emendas vão sair e que Silval Barbosa determinou a assinatura dos convênios, destacando que em nenhum momento o governador cogitou a não liberação das emendas. “Reunião boa é aquela que você age com transparência, o governador está sendo transparente e todos os deputados têm a oportunidade de se posicionar. O governo do Silval tem essa vantagem”, concluiu.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18225/visualizar/