Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Sexta - 18 de Novembro de 2011 às 20:01

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secopa
Secretário Eder Moraes durante reunião com técnicos do Ministério da Justiça
Secretário Eder Moraes durante reunião com técnicos do Ministério da Justiça

Os técnicos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça (MJ), se reuniram com o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, na manhã desta sexta-feira (18.11), em Cuiabá, para conhecer as ações de segurança relacionadas ao Mundial. Eles estão na capital mato-grossense desde quarta-feira e já visitaram a Arena Pantanal, o Aeroporto Marechal Rondon e o local onde será construído o Fan Fest.

O coordenador-geral de Planejamento Operacional, Olinto Marcelo, e o major Edgar Santos de Jesus, ambos da Sesge/MJ, elogiaram o andamento dos preparativos para a Copa, a começar pelas obras da Arena Pantanal e a localização privilegiada do Fan Fest, espaço de grande concentração de torcedores que ocupará o atual Parque de Exposições da Acrimat. Os técnicos assistiram também a uma apresentação sobre os projetos de Mobilidade Urbana, que foram detalhados pelo assessor técnico da Secopa, o arquiteto Rafael Detoni.

Marcelo citou que Cuiabá está bem adiantada em relação à elaboração do Plano Master de Segurança Pública para a Copa do Mundo, que será finalizado no primeiro semestre de 2012. Outro ponto positivo observado pelos técnicos foi a integração e a cooperação entre todos os órgãos de segurança pública, objetivando sempre que os investimentos no setor também se transformem em legados para a população.

Para Eder Moraes, a presença dos técnicos do Ministério da Justiça é uma oportunidade de compartilhar experiências com especialistas em segurança pública, aprimorando o planejamento que vem sendo elaborado em Mato Grosso. “As avaliações preliminares confirmam que o Governo do Estado, através da Secopa, está conduzindo todos os preparativos de acordo com os padrões exigidos para o maior evento já realizado no país, a começar pela segurança pública que é um requisito prioritário”, disse.

Algumas ações de segurança para o Mundial já foram definidas pelo governo de Mato Grosso, como a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de apoio ao Turista, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias.

VISITA TÉCNICA

As visitas às cidades-sede têm o objetivo de estabelecer um diagnóstico preliminar das infraestruturas existentes nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 e conhecer as ações de segurança e defesa civil em andamento, bem como promover a implantação de Comissões Estaduais de acompanhamento permanente das ações de segurança pública e defesa civil.

As inspeções da área de segurança serão finalizadas neste fim de semana, com visitas a pontos turísticos da região de Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18306/visualizar/