Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sexta - 11 de Novembro de 2011 às 20:38

    Imprimir


O gado leiteiro existente nos assentamentos ( cerca de duas mil cabeças) e a identificação de interesse do cultivo da pupunha em 500 hectares fez com que os agricultores de Querência, região do Médio Araguaia de Mato Grosso, optassem pela implantação destas cadeias produtivas no município. Serão ainda promovidas ações de incentivo para o plantio de pequi e cumbaru.

Este foi o resultado do encontro da Operação Arco Verde que aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na Câmara Municipal, reunindo representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e lideranças comunitárias e rurais com o objetivo de identificar e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis capazes de induzir a mudança do modelo agrícola e reduzir a pobreza extrema.

Os encontros estão acontecendo desde junho último nos 20 municípios mato-grossenses que em 2009 receberam o Mutirão Arco Verde Terra Legal, uma iniciativa do Governo Federal, através da Casa Civil, no combate ao desmatamento e a grilagem de terras e a recuperação de áreas degradadas nos 43 municípios que mais desmataram e promoveram queimadas na Amazônia.

Após dois anos de realização do mutirão, Querência não faz mais parte da lista dos maiores desmatadores. O prefeito Fernando Gorgen informou que a principal razão para a exclusão é o comprometimento dos produtores rurais com a questão ambiental.

Esta postura resultou na certificação junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de cem por cento das grandes propriedades e 85 por cento dos assentamentos; o isolamento de cerca de 80 por cento de APPs (Áreas de Preservação Permanente) para revegetação natural; o plantio em quatro mil hectares de seringueira e as ações junto aos assentados para implantação de viveiros de mudas e tanques de piscicultura. O município abriga cinco projetos criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária( INCRA) com 1.200 famílias assentadas.





Fonte: MAPA

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18346/visualizar/