Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 03 de Novembro de 2011 às 13:01

    Imprimir


Em dois anos e meio de aplicação do Balde Cheio em Mato Grosso, o Sebrae contabiliza 132 propriedades rurais atendidas pelo programa em 24 municípios mato-grossenses. Os números representam um salto de 733% na abrangência do trabalho que tem como objetivo viabilizar a produção de leite, principal atividade econômica em 30% das 140 mil propriedades da agricultura familiar do Estado.

O técnico do Sebrae, Aureliano da Cunha Pinheiro, avalia que “nossas propriedades do Vale do Cuiabá estão evoluindo muito bem, caminhando para atingir as metas previstas ao final dos 4 anos do Programa. Até aqui são dois anos e meio de atividades, período em que estamos estruturando as propriedades. Daqui pra frente, o foco é alcançar a meta de produção”.

Em outubro, a equipe de consultores do Sebrae e técnicos da Embrapa visitaram propriedades assistidas nos municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Dom Aquino, Rondonópolis, Nortelândia, Barra do Garças, Torixoréo, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Juscimeira e Colíder. “Das três regiões onde o Sebrae aplica o Programa Balde Cheio, no Vale do Rio Cuiabá e no Portal da Amazônia encontram-se os melhores resultados, pois os técnicos assimilaram bem os treinamentos e os produtores estão seguindo à risca as recomendações, alguns até fazendo investimentos”, ressalta Aureliano Pinheiro.

Em 1990, Mato Grosso respondia por 12,6% da produção leiteira da região Centro Oeste, atrás de Mato Grosso do Sul com 23,1% e Goiás, com 63,1%. Dez anos mais tarde, já no ano 2000, nosso Estado tem pequena melhora nessa participação, contribuindo com 13,7% da produção regional, contra 13,9% de Mato Grosso do Sul e 71,2% de Goiás. Em 2008, com 16,2%, Mato Grosso ultrapassa Mato Grosso do Sul (12,2%) e Goiás mantém a liderança com 70,9%.

A pecuária leiteira mato-grossense trabalha com a meta, definida pelo Governo, de chegar em 2014 produzindo 5 milhões de litros de leite por dia. Isso representa quase o triplo da produção atual de 1,8 milhão de litros/dia, conforme dados do ano de 2010. Atualmente, 70% do leite produzido em Mato Grosso é exportado para o Sudoeste (60% queijo mussarela, 20% leite fluido e 10% leite em pó). A capacidade ociosa nas plantas industriais do Estado é de 1,9 milhão de litros ou 39,5%.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18422/visualizar/