Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 25 de Outubro de 2011 às 11:25

    Imprimir


Inovação pode ser definida pela criação de produto, processo ou serviço que resulte em um novo contexto ou novo sentido ao que já existe. E isso é um dos atributos do projeto "Cinto de segurança com acelerômetro e sensores para trabalho em espaço confinado", feito por alunos e professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cuiabá) e vencedor da Mostra Inova Senai 2011. "Este é um trabalho de solução simples, mas de grande magnitude pelo resultado social que pode gerar", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. A proposta do projeto é aumentar a segurança de trabalhadores que atuam em locais fechados, utilizando mecanismos eletrônicos que avisam quando a pessoa para de se movimentar para agilizar a prestação de socorro.

O projeto criado dentro das salas de aula dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e de Desenvolvimento de Sistemas, no Senai-Cuiabá, concorreu com outras 13 iniciativas inscritas na Mostra Inova Senai. O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na Capital, paralelo ao Senai Casa Aberta. De acordo com o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) do Senai-MT, Valdir Souza Júnior, o projeto vencedor não só surpreendeu a banca examinadora quanto atraiu atenção de representantes de indústrias de Cuiabá que visitaram a Mostra Inova.

Não à toa, a premiação foi marcada pela emoção e expectativa das equipes participantes. "Esta é a vitória de um aluno que criou muitas expectativas que foram supridas pelo Senai-MT. Estou muito feliz por integrar a equipe vencedora, não apenas pelo prêmio, mas por causa do reconhecimento a um projeto que olha a parte humana do operário", comentou o aluno Abraão Nazário. Também emocionada pelo resultado, a professora Ana Ferraz destacou o papel da Mostra Inova Senai para promover o conhecimento e a pesquisa dentro de sala de aula. Além disso, ressaltou a importância do projeto ter sido percebido pelo setor privado, de modo que isso possa ser aplicado e aumentar a segurança de trabalhadores em espaço confinado.

Em segundo lugar, ficou o projeto "Planta didática – elevador de canecas com sistema supervisório", do Senai-Rondonópolis. A iniciativa foi criada para facilitar o ensino prático no curso técnico de Automação Industrial, na medida em que demonstra como é a distribuição de grãos dentro de silos de armazenamento e as funcionalidades advindas da aplicação da automação no processo. De acordo com o professor Marcos Ribeiro, a planta didática traz uma miniatura da indústria em sala de aula para que os alunos fiquem constantemente atualizados sobre a evolução tecnológica no setor industrial. "A mostra Inova Senai é muito importante para que o estudante coloque em prática o que aprendeu em sala de aula, além de estimular a busca de conhecimento, a criação e o novo", comentou Alex Sandro de Almeida, da equipe de Rondonópolis.

Alinhado à necessidade da indústria, o Senai-Sinop conseguiu o terceiro lugar com o projeto "Proteção para bomba de sucção", criado para atender a uma demanda do setor privado na região. "Uma empresa nos relatou que estava com problemas nas bombas, que sempre queimavam em função da falta de água no período de seca, então desenvolvemos um sensor que impede o funcionamento dela quando não há água", explicou o aluno Alessandro Silva Oliveira. Já o professor Daniel Fontana falou da emoção em conseguir classificar a equipe. "Esta é nossa primeira participação na Mostra Inova Senai, viemos para conhecer o evento e o fato de estar entre os três vencedores já é uma grande vitória".

Durante a cerimônia, os alunos e professores também foram surpreendidos com o anúncio de que os projetos classificados em quarto, quinto e sexto lugares também seriam premiados. Foram eles: "Biscoito de feijão branco e arroz" (Senai-Cuiabá / 4º lugar), "Geração de energia elétrica pelo fornecimento de água tratada" (Senai-Rondonópolis / 5º lugar) e "Empanado de umbigo de bananeira" (Senai-Cuiabá / 6º lugar). A unidade de Cuiabá também foi contemplada pelo voto popular. Com 91 dos 594 votos, ganhou o projeto "Hambúrguer de farinha de banana verde e quinoa".

Todos os integrantes das equipes vencedores foram premiados (primeiro lugar - Ipod 8GB; segundo lugar – Smartphone; terceiro lugar – bicicleta). Os demais (quarto, quinto e sexto lugares e voto popular) levaram um Micro System, que será entregue nas escolas. Na ocasião, o coordenador da Uetec agradeceu a todos os participantes. "Um agradecimento muito especial a todos os professores, técnicos, gerentes e alunos que abrilhantaram a Mostra Inova Senai com seus projetos inovadores e sua criatividade, superando dificuldades e obstáculos para, acima da busca por um prêmio, competir e contribuir para a expansão do espírito inovador e do empreendedorismo nas nossas unidades".

A Mostra Inova Senai é um concurso de abrangência nacional direcionado a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais do Senai. Esta é a etapa regional e participaram equipes compostas por estudantes e docentes das escolas do Senai em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. Os outros projetos que integraram a exposição foram: "Ar condicionado com umidificador", "Tomada inteligente", "Ponto eletrônico com determinação do E.P.I e mapeamento do setor", "Emulsionados de carne de avestruz", "Bio reator", "Sistema eletrônico de proteção em torno mecânico"e "Suporte para soro com iluminação recarregável sem fio". Além disso, também houve degustação e pesquisa de sabor do produto Fibras do Pantanal, projeto desenvolvido em parceria com a indústria Mix da Amazônia, que foi premiado na edição anterior da Mostra Inova Senai e contemplado depois pelo Edital Senai Sesi de Inovação.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18511/visualizar/