O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, obteve a garantia do ministro Paulo Sérgio Passos, na consolidação dos convênios para parte das obras de infraestrutura de travessia urbana.
COPA 2014: Está consolidado convênios para obras de travessia urbana em Cuiabá e Várzea Grande
Na oportunidade, Silval Barbosa aproveitou para tratar de questões relacionadas às obras de infraestrutura que já estão em andamento no interior do Estado. O governador apresentou as obras ao ministro, como a duplicação do trecho da BR-364, entre Rondonópolis e o Posto Gil, no valor de R$ 1,4 bilhão. Desse montante, R$ 600 milhões já estão assegurados no orçamento. Outros trechos expostos por Silval Barbosa são os que ligam a cidade de Rosário Oeste ao Posto Gil e do trevo do Lagarto a Rosário Oeste. Sobre a BR-158, o governador obteve do ministro a garantia que as obras terão continuidade. No total são cinco lotes; três serão contratados e executados pelo Exército, num total de 190 quilômetros.
Já na rodovia federalizada, a BR-242, são quatro lotes em obras, que compreendem o município de Nova Ubiratã. Nessa rodovia o Ibama autorizou a não paralisação das obras. Ainda na 242 existem sete lotes em processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama. O governador mostrou à Paulo Sérgio Passos o adiantamento das obras da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, no Pará.
Em Mato Grosso toda a extensão da BR-163 está completamente asfaltada e ainda este ano devem ser concluídos 300 quilômetros de pavimentação no trecho paraense, até Santarém. Segundo o ministro, a conclusão total das obras até Santarém deve ocorrer até o final de 2012. Quanto a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando pelos municípios mato-grossenses de Cocalinho, Água Boa e Lucas do Rio Verde, o governador destacou a importância desta obra que dará maior celeridade no escoamento da produção alavancando o desenvolvimento regional, assim como a Ferronorte, cujas obras estão seguindo de Alto Taquari a Rondonópolis.
Tais obras, estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso, não sofrerão interrupções, conforme assegurou o ministro após reivindicação do chefe do Executivo estadual mato-grossense. “É um ganho extraordinário para o Brasil. Eram mais de 20 anos de expectativa para a conclusão das obras dessa rodovia”, ressaltou o ministro ao se referir ao canteiro de obras que hoje é realidade em toda a extensão da BR-163 até Santarém.
DNIT
Após reunião no Ministério dos Transportes o governador se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, para saber o modelo de convênio a ser adotado para a execução das obras. O posicionamento deve sair nos próximos dias e essa é a luta do governador Silval Barbosa, juntamente com a bancada mato-grossense, dar agilidade a todo o processo.
O governador, que está otimista em relação à execução das obras e principalmente ao apoio que o Governo Federal dado a Mato Grosso, falou da importância do legado para a população. "O nosso objetivo é deixar um legado para Cuiabá e Várzea Grande após a Copa do Mundo de 2014. São obras muito importantes para esses dois municípios que irão melhorar a viabilidade estrutural e de trânsito para a população", disse o governador.
UNIÃO
O governador Silval Barbosa destacou a importância do trabalho em conjunto da bancada federal de Mato Grosso para o desenvolvimento de todo esse trabalho junto aos Ministérios e a continuidade das obras. “São obras que irão escoar nossa produção, fomentar o desenvolvimento e a competitividade dentro do nosso Estado, fortalecendo a economia”, disse Silval.
Presente na reunião, o senador Blairo Maggi também pediu empenho ao ministro para que as obras não sofram interrupção. “Quando obras são interrompidas os produtores são prejudicados. A importância da conclusão desses trechos se reflete diretamente na nossa produção e no desenvolvimento do nosso Estado”.
Também participaram da reunião o secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014, Eder Moraes, o secretário adjunto de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira e Silva, o secretário de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, e o gerente de Projetos do Ministério dos Transportes e coordenador das obras do PAC no Norte e Centro-Oeste, Roberto Correia.