Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Terça - 20 de Setembro de 2011 às 12:50

    Imprimir


Presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes
Presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), e o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário de Mato Grosso realizam na quarta-feira (21.09), a partir das 09h30 às 11h30 uma blitz educativa entre as avenidas Getúlio Vargas e São Sebastião, no centro de Cuiabá, próximo da Estadual Liceu Cuiabano.

A blitz educativa faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito que está sendo realizada nos 64 polos do Estado e em todas as capitais do país. De acordo com o presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes, a blitz será realizada na quarta-feira no mesmo horário, de forma simultânea no Brasil por decisão do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. No dia serão distribuídos materiais orientativos para os motoristas sobre legislação de trânsito.

TEMA DA CAMPANHA

Com o tema: “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas”, o Detran de Mato Grosso realiza ao longo da semana uma série de palestras em escolas e empresas com o objetivo de chamar a atenção para essa tragédia social, que a cada ano mata cerca de 50 mil pessoas em acidentes de trânsito no país e deixam outras milhares feridas e com sequelas.

A decisão de adotar uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde teve a participação do Brasil.

Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial.

Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade
.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18835/visualizar/