Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 12:19

    Imprimir


Cuiabá cresce a passos largos e se prepara para ganhar um meio de transporte público futurista. Com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, a capital ficará mais moderna com a revitalização que esse sistema propiciará. Isto sem contar com a rapidez, conforto e segurança que a população terá durante o percurso, que ligará os principais trechos da cidade. Para detalhar mais sobre esse sistema, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), anunciou a realização de uma audiência pública no dia 02 de setembro, às 14 horas, no Plenário da AL.

O evento, segundo ele, será mais uma oportunidade para a população conhecer as vantagens do VLT em relação ao BRT – Bus Rapid Transit, pois o encontro contará com a presença de especialistas nos dois modais. Esta será a segunda audiência requerida por Riva para discutir o melhor meio de transporte para atender a população de Cuiabá e Várzea Grande. A primeira foi realizada em junho 2009, quando o parlamentar chegou a pedir estudos de viabilidade do VLT ao Governo do Estado.

Foi um longo caminho até a escolha do VLT, que antes parecia utopia. Contudo, a determinação do deputado José Riva (PP), baseada em estudos técnicos, mostrou o quanto o sistema é viável e os ganhos que Mato Grosso terá.

Outra vantagem se refere ao número reduzido de desapropriações necessárias para implantar o metrô de superfície. Fator determinante que, além de dar tranquilidade aos proprietários e locatários dos imóveis em questão, vai gerar uma economia significativa aos cofres públicos. Evitando que o Governo do Estado tenha que enfrentar embates jurídicos e pagar indenizações elevadas pelos imóveis localizados onde seria implantado o “ultrapassado” sistema BRT, que exigiria pelo menos 1.300 desapropriações.

“Nunca vi nenhum empecilho na implantação do VLT. E a presidente da república Dilma Roussef foi coerente ao avalizar a escolha do Governo do Estado”, comemorou Riva. Também explicou que o primeiro passo foi dado e em pouco tempo o VLT transformará Cuiabá numa cidade moderna e bem aparelhada, com transporte público de qualidade e ecologicamente correto, por um preço justo.

Riva, que recentemente esteve na Cidade do Porto, em Portugal, lembra que uma das alternativas implantadas com êxito lá foi à construção de estacionamentos próximos às estações do VLT. Essa poderá ser uma das saídas para facilitar e estimular o uso também pelas classes A e B, desafogando o caótico trânsito de Cuiabá e Várzea Grande que têm uma frota de 398,6 mil veículos. O número representa o crescimento de 92% em relação à frota de veículos registrada em 2004, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19053/visualizar/