Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 19 de Agosto de 2011 às 12:24

    Imprimir


Crescimento foi de 3,6% frente a junho/11
Crescimento foi de 3,6% frente a junho/11
 As micro e pequenas empresas lideraram a expansão da demanda das empresas por crédito durante o mês de julho, segundo Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quinta-feira (18).

O crescimento foi de 3,6% frente a junho/11. As grandes empresas registraram elevação: alta de 2,9%. Já nas médias empresas, o avanço foi bem mais modesto, de apenas 0,1% em julho/11, contra junho/11.

Segundo o gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, as médias empresas estão sendo afetadas mais intensamente pelo cenário internacional adverso e pelo câmbio valorizado, tendo em vista a maior concentração de empresas exportadoras nesta categoria de porte. Isto faz com que, no acumulado do ano, este seja o único segmento de porte a registrar queda na demanda por crédito (-0,5%).

De acordo com o Indicador, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 3,4% em julho/11 na comparação com o mês imediatamente anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado (julho) houve avanço de 6,6% na demanda das empresas por crédito e, na comparação com os primeiros sete meses de 2010, a procura das empresas por crédito foi 2,3% superior.

Em relação ao mesmo mês do ano passado (julho/10) houve avanço de 6,6% na demanda das empresas por crédito e, na comparação com os primeiros sete meses de 2010, a procura das empresas por crédito foi 2,3% superior.

Terceiro trimestre

Por setor, a pesquisa mostra que a indústria liderou a procura de crédito, que cresceu 3,9% em relação a junho/11, seguido de perto pela alta de 3,6% das empresas do setor de serviços.

“O terceiro trimestre é o período sazonalmente mais intenso da atividade industrial no Brasil”, diz Luiz Rabi.

No acumulado do ano, empresas do setor de serviços, menos impactadas pela concorrência internacional bem como também pela alta dos juros internos, continuam se destacando em termos do crescimento de suas demandas por crédito (alta de 5,0% frente a janeiro a julho de 2010). Em seguida as empresas industriais registram avanço de 2,4% no acumulado de janeiro a julho de 2011 e as empresas do setor comercial exibem alta de 0,3% na busca por crédito, neste mesmo período de comparação.

Regiões

Todas as regiões do país, com exceção da Região Norte, exibiram elevação nas demandas de suas empresas por crédito em julho/11, com destaque para as altas ocorridas no Sul (+4,4%), no Nordeste (+4,1%) e no Sudeste (+3,7%).

Também no acumulado do ano, apenas a Região Norte vem exibindo recuo na demanda de suas empresas por crédito (-2,0%). No outro extremo, a maior alta nos primeiros setes meses de 2011, em termos de demanda das empresas por crédito, vem ocorrendo na Região Sul (+3,9%).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19111/visualizar/