Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Segunda - 15 de Agosto de 2011 às 19:17

    Imprimir


Vilson de Jesus/AL
Forum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo 2014
Forum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo 2014

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, cobrou mais investimentos do Governo Federal em Mato Grosso com relação às obras para a realização da Copa do Mundo de 2014, no qual Cuiabá será uma das 12 subsedes. “Que a União ajude mais nos investimentos a serem feitos e não apenas no que diz respeito ao financiamento dos recursos. É preciso uma participação mais efetiva do Governo Federal”, pontuou o parlamentar, durante a abertura do Fórum Legislativo Das Cidades Sedes, nesta segunda-feira (15.08) na Casa de Leis.

Segundo o deputado, os recursos federais do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), que seriam destinados a Mato Grosso e que foram cortados, causam preocupação. “Já que somos um Estado que cresce 10% ao ano, com uma logística comprometida e que contribuí com mais de 30% do superávit primário da balança comercial brasileira, temos uma dependência muito grande da produção primária”.

Na opinião de José Riva, a União também tem que contribuir nos investimentos do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá. “Mas quem tem que decidir qual é o melhor sistema não é a Fifa ou o Ministério das Cidades, e sim o Governo do Estado, junto à sociedade civil organizada e demais poderes. Tanto que no próximo dia 25, faremos uma audiência pública com especialistas para discutir Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT). O Pacto Federativo, ao me ver, já está comprometido. Nas obras de infraestrutura urbana são necessárias que o Governo Federal faça sua parte, pois, acima de tudo, a Copa é no Brasil”, declarou Riva.

A defesa de Riva pelo VLT é pautada no legado que a Copa deverá deixar para Cuiabá e Várzea Grande, uma vez que se trata de um investimento com durabilidade de mais de 30 anos para uma cidade que não foi planejada. “Eu não tenho dúvidas que o foco principal é cobrar do Governo Federal os investimentos. O turismo não está sendo contemplado e o Estado terá que contrair altas dívidas. Mato Grosso terá que se endividar para construir a logística, que atualmente é precária. Neste sentido, não podemos comprometer toda a nossa capacidade de contrair dívidas”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Jonas Donizette, demonstrou preocupação com relação aos investimentos que necessitarão ser feitos. Em especial, os que dizem respeito ao aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já que a atual estrutura não atenderia a demanda de turistas que envolvem um mundial.

“A estrutura hoje é problemática. Não podemos esquecer que a Copa será uma janela para o mundo, especialmente, em Mato Grosso por conta do Pantanal. Quantas pessoas do mundo afora não conhecem essa beleza natural e decidirão visitar o estado durante e após a realização do mundial? Por isso que investimentos em turismo são imprescindíveis, pois trazem divisas ao estado sem poluir”, afirmou Donizette.

O vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Romário, também participou da discussão e pontuou sobre a questão de acessibilidade. “E porque não aproveitar esse momento para pensarmos em obras de acessibilidade, que em nosso país são precárias?”, questionou o parlamentar, ao considerar também a atual condição do aeroporto uma problemática. “Hoje, não teria condição nenhuma de receber nenhum tipo de evento. Daqui até a Copa, são três anos e meio. Muitas reformas e melhorias deverão ser feitas e elas têm que começar já”, completou Romário.

O senador Blairo Maggi considerou de grande importância o trabalho da comissão, que realiza esses encontros nas cidades sedes para saber como está o andamento das obras e o grau de dificuldade de cada estado em executá-las em curto prazo. “Temos que fazer um grande mutirão para acabar com a burocracia. As dificuldades aqui também são as encontradas em outras cidades, principalmente devido ao pouco tempo que temos. Mas, não podemos esquecer que o legado para a cidade não deve ser a dívida”, apontou.

Em nome da bancada federal, o deputado Valternir Pereira reconheceu que o Governo do Estado vem se esforçando para realizar as obras do Copa. Atualmente, o valor total dos investimentos está entre R$ 5 a 8 bilhões. Porém, a preocupação é com a falta de investimento da União. “O Estado tem se esforçado e contraído dívidas, sendo que também se trata de uma responsabilidade do Governo Federal. Lembrando que só de dívida externa, Mato Grosso paga por ano aproximadamente R$ 1 bilhão. E qual será a responsabilidade da União na execução das obras? Pois, o Governo Federal tem reservas um orçamento forte”, concluiu.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19160/visualizar/