Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 22 de Abril de 2016 às 11:58
Por: Redação TA c/ Gcom- MT

    Imprimir


Foto: Ilustrar
Como primeiro ato da Caravana da Integração, o Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa) e o Governo do Estado de Mato Grosso entregaram nesta sexta-feira (22.04) quatro veículos L-200 Triton para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Os veículos vão atuar na fiscalização da fronteira.

Todos são equipados com barraca e outros materiais usados pelos agentes de fiscalização do órgão. Os veículos farão a fiscalização em forma de blitz e não com barreiras fixas.Conforme o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, a entrega dos equipamentos somente foi possível graças a parceria com o Fundo.

“É um trabalho que vem avançando na infraestrutura do Indea, mas também temos que destacar que só foi possível graças a parceria com o Fesa, que é bancado pelos produtores rurais, ou seja, mais um trabalho de parceria público privada em prol do desenvolvimento de Mato Grosso”.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, somente na faixa de fronteira o Estado possui um rebanho com mais de 2 milhões de cabeças de gado. Os veículos serão para as unidades de Cáceres e Pontes e Lacerda. “Essas caminhonetes são, na realidade, unidades de fiscalização móvel, que estarão percorrendo toda essa linha de fronteira de surpresa e abordando todo o transito de produtos, animais e vegetais que possam ocorrer, garantido uma segurança de defesa sanitária ao nosso Estado”.

Guilherme também falou sobre o atual trabalho do Indea, que teve como primeiro foco da gestão a aquisição de veículos para possibilitar o trabalho. Para este ano, as unidades do Indea estarão em 30 novos prédios e um novo sistema já está funcionando no órgão.

O presidente do Fesa-MT, Rui Prado, explicou que os recursos para a compra dos veículos são contribuições feitas pelos produtores rurais no momento da comercialização. “O fundo tem a função de ajudar o Governo do Estado nos momentos de dificuldade”, disse.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1918/visualizar/