Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 20:14

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Rodrigues, recebeu na sexta-feira (15), o secretário técnico do Programa Iberoamericano de Cooperação em Gestão Territorial (Proterritórios), Rafael Echeverri, para avançar na discussão do programa que visa potencializar ações de desenvolvimento rural e territorial em doze países.

O Proterritórios surgiu de um acordo entre os presidentes dos países iberoamericanos em outubro de 2008. Desde então, o objetivo geral é promover e facilitar a movimentação de técnicos, funcionários, líderes territoriais e acadêmicos entre os diversos países; ampliar a aplicação de critérios de qualificação e avaliação de políticas públicas territoriais; ampliar a cobertura de programas de formação em desenvolvimento territorial; e contribuir para a comunicação entre os atores sociais; entre outros.

Cada país participante (Espanha, México, Brasil, Colômbia, Guatemala, Peru, Bolívia, El Salvador, Chile, Costa Rica, Panamá e Argentina) estabelece uma agenda nacional de eventos com prioridade ao desenvolvimento de ações de cooperação em gestão territorial.

Jerônimo Rodrigues explicou que após o próximo passo será um balanço sobre o papel do MDA na política internacional da agricultura familiar e territorial. “Dada a eleição da presidenta Dilma com a temática do combate à pobreza, isso nos desafia, e a integração com os países iberoamericanos é importante”. O secretário ainda disse que até outubro, deste ano, será feito um documento contendo as políticas públicas territoriais realizadas no Brasil.

Em outubro, o documento será apresentado, em Salvador (BA), em reunião do comitê intergovernamental do Proterritórios para definir o país que assumirá a Secretaria Executiva do Programa, com mandato de dois anos,  atualmente presidida pelo México.

A coordenação do Programa é do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio da área temática de Agricultura, Territórios e Bem Estar Rural, que constitui uma coordenação técnica específica exercida por Rafael Echeverri. Na reunião, também estiveram presentes representantes da SDT, da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA, do NEAD e do IICA.




Fonte: MDA

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19410/visualizar/