Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 19 de Abril de 2016 às 15:33
Por: Redação Ta c/ Gcom - MT

    Imprimir


Os policiais que participam da Operação Bairro Seguro abordaram mais de mil pessoas nos três primeiros dias da ação, deflagrada neste final de semana (15 a 17.04) nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande, e que segue até o dia 30 de junho.

Com base nas demandas comunitárias e análises criminais, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou as ações preventivas contra criminalidade, principalmente o homicídio, nas duas cidades.

Nos três primeiros dias foram 1.473 pessoas e 933 veículos abordados. Ao todo, 14 pessoas foram conduzidas à delegacia e apreendidas sete armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 82 munições e seis veículos. Os resultados foram apresentados à imprensa nesta terça-feira (19.04), em entrevista coletiva realizada na sede da Sesp.


A operação teve a participação de 247 agentes da segurança pública, entre policiais civis, militares e bombeiros. Foram empregadas 48 viaturas e oito motocicletas. Em Cuiabá, o helicóptero do Centro Integrados de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio às equipes.


Receberam reforço da operação os bairros Três Barras, Doutor Fábio 1, Doutor Fábio 2, Altos da Glória, 1º de Março, Jardim Glória, Pedra 90, em Cuiabá; e Manga, Construmat, Cohab Cristo Rei, Cohab Dom Bosco e Centro, em Várzea Grande.


Os policiais militares realizaram o policiamento com abordagens, saturação, barreiras e apoio na fiscalização de estabelecimentos comerciais feitas pelo Corpo de Bombeiros nas regiões definidas.


Equipes de policiais civis das unidades da Diretoria Metropolitana reforçaram a ação integrada da Segurança Pública. A Politec também deu apoio à operação, com equipes de prontidão durante o todo o final de semana.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, disse que a operação foi realizada com base nas demandas comunitárias e questões técnicas das análises criminais do órgão.

“Atendemos demandas comunitárias que estavam reprimidas. Tivemos vários pedidos das comunidades desses bairros para que intensificássemos o policiamento, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. Alinhamos as demandas comunitárias com as questões técnicas das análises criminais da secretaria”, disse.


Rogers ressaltou que a ação representa um novo modelo de atuação de segurança pública no Estado e será permanente, com reforço do Detran.


“Esperamos um resultado muito positivo, não só na diminuição da criminalidade, mas principalmente a sensação de segurança das pessoas”, disse o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1964/visualizar/