Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 17:26

    Imprimir


Penitenciária Central antigo Pascoal Ramos
Penitenciária Central antigo Pascoal Ramos

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, uma rebelião na Penitenciária Central antigo Pascoal Ramos. Um agente prisonal identificado como Wender foi morto com golpes de chuços na barriga (armas artesanais). Ele foi transferir um preso do Raio 3 onde estão hoje 340 presos, para outra cela quando os reeducandos o mataram. Ainda segundo a polícia para retirar o corpo do agente os políciais balearam 3 preso ainda não identificados que foram  encaminhado para o Pronto Socorro de Cuiabá. Segundo a Dra. Betsey Miranda da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT, a situação de momento é de calma, a rebelião foi controlada.

No domingo (19) um preso foi baleado após duas tentativas de fuga e rebelião na Penitenciária. Em uma delas, 330 presos armados com chuços confrontaram um grupo de 7 policiais. Foram necessários vários disparos com munições antimotim e um com munição letal para controlar a situação, que atingiu o detento Mario Henrique de Souza, 27. Familiares dos presos que aguardavam o horário de visitas em frente à unidade foram surpreendidos pelos disparos e houve correria de algumas mulheres que tinham acabado de entrar. Logo depois elas foram avisadas de que houve uma tentativa de fuga e um detento tinha sido ferido.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejuhd), a primeira movimentação foi registrada por volta de 1 hora da madrugada, quando uma sacola com 2 celulares foi jogada dentro da unidade por cima do muro. Agentes e policiais decidiram fazer uma revista nas celas e, durante o procedimento conhecido por "bater grades", policiais e agentes descobriram que as grades da janela do cubículo 16 do raio 1 tinham sido serradas. A ferragem foi soldada e, como penalidade, os reeducandos do bloco tiveram as visitas suspensas no domingo. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19652/visualizar/