Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 14 de Junho de 2011 às 20:59

    Imprimir


Lenine Martins
Dia Mundial do Doador de Sangue, é lembrado no MT-Hemocentro, nesta terça-feira, dia 14
Dia Mundial do Doador de Sangue, é lembrado no MT-Hemocentro, nesta terça-feira, dia 14

No Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta terça-feira (14.06), o MT Hemocentro de Mato Grosso sensibiliza as pessoas em todo o Estado a tomarem a decisão de se voluntariar como doador de sangue e assim salvar vidas, lançando a primeira edição do projeto cultural “A Arte está no Sangue”. O tema este ano é "Mais Sangue, Mais Vida" e reforça a necessidade de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular e não apenas esporádica.

Nas comemorações deste Dia Mundial do Doador de Sangue, além do MT Hemocentro receber doadores durante todo o dia em sua sede, aconteceu também o lançamento do projeto com a exposição de artesanatos, comidas típicas e regionais feita por doadores, funcionários, colaboradores e artistas de Mato Grosso. O evento tem como objetivo, segundo a diretora do MT-Hemocentro, Eliane Rabane, promover a integração, inteiração e confraternização entre servidores, doadores voluntários de sangue, pacientes portadores de doenças do sangue e a sociedade com a exposição de trabalhos artesanais e produtos alimentícios.

“Conquistar doadoras é nossa principal missão. O projeto cultural é um chamariz para que mais pessoas possam visitar as instalações do MT-Hemocentro e se solidarizar para este importante ato de amor que é a doação e salva muitas vidas. Cada doação de sangue salva vidas de três a quatro pessoas. Os componentes do sangue como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações diversas de saúde”, exemplifica Eliane Rabane citando as “mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa em resultado de mal nutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia, pessoas com complicações hemorrágicas”. 

Eliana Rabanne ressalta ainda que é de suma importância a doação de sangue, uma vez que os estoques estão baixos. A ação do MT-Henocentro se estende até sábado (18.06), com atividades externas da Unidade Móvel. O MT- Hemocentro está situado na Rua 13 de junho, nº. 1.055, Bairro Centro.

DOAÇÃO DE SANGUE - As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.

PESSOAS QUE NÃO PODEM DOAR - Aquelas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, no último ano.

APÓS A DOAÇÃO - O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sanguíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19695/visualizar/