Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Segunda - 13 de Junho de 2011 às 10:00
Por: LUCIANA CURY

    Imprimir


Marcos Negrini
Os equipamentos tecnológicos adquiridos pela Secitec poderão ser utilizados em outros serviços além do educacional.
Os equipamentos tecnológicos adquiridos pela Secitec poderão ser utilizados em outros serviços além do educacional.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), promove no próximo mês o ato de lançamento do ‘MT Preparatório’, maior programa de ensino à distância da região Centro-Oeste.

O ‘MT Preparatório’, que substitui nominalmente o ‘MT Pré Vestibular’- programa criado em 2009- é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo.

A proposta da Secitec, de ensino por mediação tecnológica, é atender aproximadamente 23 mil pessoas em no mínimo 70 municípios mato-grossenses. “Estamos atuando para instalar o programa nas 141 cidades do Estado. Nossa previsão é de colocar em funcionamento cerca de 200 salas, que contarão com aulas de preparação para o vestibular como o da Unemat, o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio- e até mesmo para concursos”, comenta o secretário da Secitec, Eliene Lima.

Para colocar em prática o ‘MT Preparatório’, a Secitec fechou convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para as Pasatas disponibilizem local para abrigar no mínimo 50 alunos, estrutura – cadeiras, bebedouros e banheiros-, monitor e um responsável pela segurança dos equipamentos tecnológicos.

De acordo com o secretário adjunto da Secitec, Adriano Breunig, cada sala de aula será equipada com um kit composto por antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, Tv LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Com todos esses equipamentos instalados, o local passa ainda a oferecer aos alunos internet banda larga gratuita.

O investimento para toda essa tecnologia, que tem dado bons resultados educacionais aos Estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, custou R$ 15 milhões. “Um estúdio de Tv será montado na própria sede da Secitec, com ilhas de edição e três câmeras de alta tecnologia. Desse estúdio o professor ministrará a aula, cujas imagens serão exibidas em tempo real aos municípios atendidos. É como se fosse a transmissão de um programa ao vivo, a diferença é que o aluno poderá conversar com o professor”, acrescenta Adriano Breunig.

Para operacionalizar o sistema, os tutores da Seduc e da Unemat passarão por treinamento. E até o fim do mês de junho a Secitec encerra o período de contratação de professores. “Vamos escolher aqueles educadores que reúnem boa didática frente às câmeras”, explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

As aulas do ‘MT Preparatório’ estão previstas para começar em agosto, com aulas nos períodos matutino e noturno. “Pela manhã e noite serão ministradas aulas com conteúdo para o Enem e vestibular. Já no período vespertino serão realizadas aulas de reforço de português, matemática e ciências do Ensino Fundamental”, comenta Lima.

Os alunos participantes ganharão todo o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo 100 vídeos-aulas.

As inscrições do ‘MT Preparatório’ serão feitas nos locais onde serão realizadas as aulas. Até o fim de junho a Secitec define os municípios e as escolas onde serão ministradas as aulas do programa educacional

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO GOVERNO

Os equipamentos tecnológicos adquiridos pela Secitec poderão ser utilizados em outros serviços além do educacional. A estrutura que permite a transmissão televisiva por satélite poderá ser utilizada no futuro para a expansão da capacitação e realização de cursos técnicos e superiores.

Atualmente a Secitec possui oito escolas técnicas espalhadas pelo Estado - Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra- e cursos de extensão em cinco cidades -Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Marcelândia, Nova Mutum, Sapezal e Várzea Grande.

A expectativa do secretário e do secretário adjunto é, por meio do ensino por intermediação tecnológica, ampliar a atuação da Secitec com ajuda das aulas via satélite. “Vamos usar a tecnologia para encurtar as assimetrias regionais. Tanto os alunos que estarão em Cuiabá quantos os de Apiacás, município no extremo Norte do Estado, terão aulas com os mesmos professores, e juntos vão ter um ensino de qualidade”, relata Eliene Lima.

De acordo com o Adriano Breunig, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia tem o interesse de em 2012 ampliar parceria com a Unemat para implantar o Ensino Superior à distância. “A reitoria da Universidade de Mato Grosso tem a intenção de utilizar a tecnologia que nós dispomos hoje para expandir a sua atuação no Estado”, comenta Breunig.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19716/visualizar/