Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 10 de Junho de 2011 às 10:59
Por: ELIANA BESS

    Imprimir


Marcos Negrini

Contabilizados 58 estabelecimentos nos segmentos têxteis (moda íntima) e preservativo masculino, visitados entre os dias 1º e 03 de junho. Para alívio do consumidor, a credibilidade tem sido o foco dos fabricantes e o resultado, no caso de itens que colocam em risco a saúde da população, é positivo. Das 1.015 unidades de preservativos fiscalizadas, nenhuma foi reprovada. O mesmo não foi atestado no segmento têxtil, onde a equipe do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq/MT), responsável pela Operação do Dia dos Namorados, reprovou oito marcas entre as 84.345 unidades têxteis averiguadas. O trabalho foi desenvolvido em Cuiabá, Várzea Grande, Pontal do Araguaia e General Carneiro, superando a meta prevista de 50 estabelecimentos. No segundo semestre deste ano, a composição têxtil das roupas também será alvo de análise em laboratório.

De acordo com Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Avaliação da Conformidade do Imeq, o problema encontrado nas marcas continuam sendo corriqueiros e o Imeq, além de cobrar os seis itens (marca, tamanho, composição têxtil, maneira ou modo de conservação, identificação fiscal e país de origem) necessários na etiqueta tem sido mais rigoroso. Por exemplo, país de origem e o tamanho devem estar em letras iguais ou acima de 2 milimetros e tem sido foco da fiscalização.

A maneira de conservação (vem com símbolos) e erros grosseiros como produtos sem a identificação fiscal e etiquetas como a composição têxtil superior a 100% (70% algodão e 35% poliéster) também são inconformidades comuns de serem encontrados.

ANÁLISE DE TECIDO

O Inmetro viabilizou convênio com laboratórios terceirizados de Londrina, Paraná, para analisar a composição têxtil das roupas com emissão de laudos. A iniciativa visa confrontar o resultado com a etiqueta que identifica o produto. O fabricante do produto que apresentar problema será notificado e em caso do estabelecimento não apresentar Nota Fiscal da mercadoria será penalizado.

Os órgãos delegados do Inmetro, entre eles o Imeq-MT, terão acesso ao convênio para executar ações nos Estados. O Imeq, vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), já trabalha na elaboração da ficha de coleta para entrar em ação em agosto ou setembro, juntamente com Goiás e Mato Grosso do Sul. “Teremos resultado dessas análises de tecidos para a época do Natal”, pontuou Bento.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19724/visualizar/