Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 18 de Abril de 2016 às 16:13
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará pela primeira vez em Mato Grosso, durante a Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal, o 3º Encontro de Áreas Protegidas da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur). O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira (21.04), a partir das 8h. A abertura da solenidade será realizada pelo secretário da Sema e vice-governador, Carlos Fávaro.

A Zicosur é um bloco de estados, departamentos e províncias, que reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru). O objetivo do grupo é promover o desenvolvimento em diversas áreas, como meio ambiente e a socioeconômica, por meio de cooperação mútua.

De acordo com a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, o Estado receberá personalidades nacionais e internacionais na busca de conhecer as experiências existentes nas diversas regiões, propondo princípios e o envolvimento de programas e projetos em prol da conservação das áreas protegidas. “Essa é uma oportunidade para nós propagarmos as ações ambientais do Estado e conhecer os desafios e projetos de outros países”.

Programação

Após a abertura, o evento continua com o discurso do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Zicosur, Felipe Lerzundi, do Secretário do Meio Ambiente e Produção Sustentável da cidade de Santa Cruz (Bolívia), Sebastián Musalem e do Ministro de Ambiente e Produção Sustentável da Província de Salta (Argentina), Juan Carlos Añez.

O encontro segue com a apresentação do mapa do Zicosur: progresso e potencial. Às 9h, a membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas e Copresidente da América do Sul da Comissão sobre Gestão de Ecossistemas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Stanley Arguedas, dirigirá a discussão referente aos principais desafios para a gestão de sistemas de áreas protegidas na América Latina e a aplicação da abordagem do ecossistema.

Das 9h às 10h, ocorrerá a apresentação do papel das comunidades tradicionais e indígenas no âmbito da implementação da Promessa Sydney, que são as metas de Aichi da Convenção da Biodiversidade das Nações Unidas, que pedem a todos os países que preservem pelo menos 17% de suas terras e 10% de sua área costeiro-marinha em áreas protegidas bem manejadas, representando todas as formações naturais. Após essa discussão a reunião terá uma pausa para perguntas e descanso.

O evento encerra às 11h com apresentação dos sistemas subnacionais de áreas protegidas da província de Salta, de Santiago (Chile), de Santa Cruz e de Mato Grosso, sendo está última apresentada pelo coordenador de unidades de conservação da Sema, Alexandre Batistella. A partir das 14h a reunião segue apenas para os membros da Comissão de Meio Ambiente da Zicosur.

Inscrição

Pesquisadores, profissionais da área, alunos e professores interessados em participar do 3º Encontro de Áreas Protegidas da Zicosur devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: areasprotegidaszicosur@sema.mt.gov.br ou pelo telefone: (65) 3645-4965.

Feira Internacional de Turismo

Com o tema Turismo, um grande negócio a FIT Pantanal reunirá cerca de 100 mil pessoas durante os cinco dias da feira, entre os dias 20 e 24 de abril. No total haverá 100 expositores, 50 municípios, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e cinco países da América do Sul participando da FIT. São eles: Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile e Peru. A China também participará do evento. Outras atrações voltadas à população serão as feiras gastronômica, de artesanato, de negócios, de turismo de aventura e as atrações culturais. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1974/visualizar/