Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CONCURSO PÚBLICO
Sexta - 20 de Maio de 2011 às 12:29
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Governador Silval Barbosa assina termo de autorização para abertura de concurso público para UNEMAT, em Cuiabá
Governador Silval Barbosa assina termo de autorização para abertura de concurso público para UNEMAT, em Cuiabá

O governador Silval Barbosa assinou, na manhã desta sexta-feira (20.05), juntamente com o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Aparecido Silva, autorização para abertura do processo e realização do concurso público estadual para o ingresso de 199 servidores na Unemat. A solenidade de assinatura aconteceu no Gabinete do Governador no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Silval Barbosa disse que “a preocupação da Gestão de seu governo é trabalhar com efetivos”. Ele lembrou que o Estado está cumprindo o chamamento do concurso realizado em 2009 e já chamou perto de oito mil dos dez mil aprovados. “A Unemat precisava, dentro de sua reestruturação, fazer o chamamento de mais 199 servidores através do concurso”, completou.

O governador destacou que o reitor, Adriano Silva junto a sua equipe técnica, mais os secretários Eliene Lima (Ciência e Tecnologia) e César Zilio (Administração), o vice-governador Chico Daltro, preparou o planejamento e somente depois disso foi possível lançar a autorização para o presente concurso.

Durante o ato de assinatura da autorização para o concurso, o governador Silval Barbosa voltou a cobrar os estudos por parte da direção da Unemat da viabilidade de se implantar o campus metropolitano para atender – não só a cobrança da classe política – uma região que tem mais de 1,2 milhão de habitantes.

“O foco da Unemat é interiorizar, fazer com que todas as cidades do interior tenham acesso aos cursos superior. Agora, nós não podemos esquecer as reivindicações aqui da baixada cuiabana e solicitei o estudo técnico para atender aqueles que não têm condições de entrar numa universidade particular ou mesmo na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso)”, destacou Silval Barbosa.

O como também lembrou da questão da criação do curso de Medicina, que é bastante cobrado pelos estudantes que desejam se formar médico. O governador lembra que o Estado já tem um hospital na cidade de Cáceres que pode servir de Hospital Universitário - uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) para liberar a criação de novos cursos de Medicina.

O reitor Adriano Silva destacou a sensibilidade em atender essa reivindicação. “Não adianta avançar no corpo docente, com a qualificação dos professores, se há uma deficiência no copor técnico. Com esta ação vamos aumentar o número e melhorar o nosso quadro técnico”, disse. O reitor explicou que como a interessada é a Unemat, achou-se por bem ela não realizar o concurso. Vai se contratar uma empresa especializada, ou outra instituição, para a realização do certame.

Os campi da Unemat estão instalados nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. Em 2011, a Unemat tem 151 projetos de pesquisa em andamento e 110 projetos de extensão e cultura.





Fonte: Secom

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19899/visualizar/