Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Sábado - 14 de Maio de 2011 às 12:39
Por: LUANA BRAGA

    Imprimir


Edson Rodrigues/Setecs-MT
Desde sexta-feira (13.05), o município de Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá) passa a contar com mais 130 profissionais qualificados pelo projeto Parceria Rural/Agricultura, aptos a atuar no manejo de máquinas agrícolas de pequeno, médio e grande porte.

Fruto da soma de esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), com as empresas fabricantes de máquinas agrícolas, o Projeto encerrou na noite desta quinta-feira (12.05) mais uma edição no município, que é considerado o principal pólo na produção de grãos de Mato Grosso.

Na presença da primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, homens e mulheres - muitos deles jovens em busca do primeiro emprego -, receberam o certificado de conclusão do curso, que é considerado o passaporte direto para o mercado de trabalho, devido à grande demanda de emprego existente na região.
“É fato que Mato Grosso hoje passa por bom momento econômico, com índices de crescimento semelhantes ao da China, e a qualificação profissional é uma forma de que nossos trabalhadores estejam inseridos neste desenvolvimento”, afirmou Roseli Barbosa.

Foram quinze dias de curso, desde o dia 28 de abril, com aulas teóricas e práticas com o que há de mais moderno para atuação no campo, sendo que os 30 melhores colocados nas avaliações, foram contemplados com o curso gratuito do módulo de GPS - curso rápido para navegação por posicionamento global.

 

É o caso da aluna Flávia Turcado, que conseguiu se destacar nas aulas e agora terá acesso ao módulo de GPS. Para ela, essa é uma demonstração de que as mulheres estão cada vez mais conseguindo conquistar o seu espaço em todas as áreas.

“Até pouco tempo atrás, existia um preconceito no campo, o que impedia a contratação das mulheres para o manuseio de máquinas pesadas. Com as transformações tecnológicas e a realização de cursos como este, oferecido pelo Governo do Estado, nós conseguimos romper essa barreira e hoje temos condições de disputar de igual para igual a vaga de trabalho”, afirmou a recém-formada.

Outro exemplo de profissional que acreditou e se dedicou ao curso de operador de máquinas agrícolas é o ex-cinegrafista Fabiano de Cavallari. Oriundo de Tangará da Serra, Fabiano, recorreu à internet para buscar mais informações sobre esta que é a profissão que sempre desejou atuar.

“Eu sempre sonhei em ser operador de máquinas e hoje tenho plenas condições de concretizar este projeto de vida”, declarou.
Segundo a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs-MT, Rosamaria de Carvalho, o projeto Parceria Rural/Agricultura já qualificou cerca de 8 mil profissionais em Mato Grosso, sendo mais de 400 em Rondonópolis.

“O sucesso deste curso está na qualidade das aulas apresentadas, que alia conhecimentos técnicos e práticos, de acordo com a realidade do campo, o que faz com que antes mesmo do término dos cursos os setores de Recursos Humanos das empresas nos procure em busca de mão-de-obra qualificada”, avaliou a superintendente.

Ainda de acordo com ela, a expectativa é de que até 2014 cerca de 1200 pessoas sejam qualificadas ao ano pela iniciativa.

O próximo município a receber o projeto será Nova Ubiratã (a 500 km de Cuiabá). Nos mesmos moldes dos cursos já desenvolvidos, as aulas têm início na próxima quinta-feira (19.05).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19953/visualizar/