Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 18 de Abril de 2016 às 10:42
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O planejamento estratégico de Segurança Pública para o revezamento da tocha olímpica em Mato Grosso foi tema de uma reunião de entidades realizada na Secretaria de Segurança Pública (Sesp). No encontro, representantes da Segurança Pública, Defesa Civil, prefeituras e outros órgãos debateram as definições básicas da operação integrada que será realizada durante o evento.

A tocha olímpica passará pelo Estado dos dias 23 a 25 de junho. “A partir desta reunião pretendemos particularizar as atividades de cada instituição, buscando esclarecer as atribuições de cada uma”, disse o coordenador regional do Revezamento da Tocha Olímpica, coronel BM Marcos Roberto Hubner.

De acordo com o Plano Estratégico de Segurança Integrada dos Jogos Rio 2016, as atividades de segurança serão desenvolvidas em três eixos: Segurança Pública, Defesa, e Inteligência. A partir de agora, segundo Hubner, os representantes irão se reunir para iniciar a elaboração do planejamento operacional integrado de segurança e logística para receber a tocha olímpica.

O planejamento será entregue ao secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, para validação e deverá ser encaminhado à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Governo Federal (Sesge) até o dia 23 de maio. “Vamos buscar a integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais, para garantir não só a segurança, mas também a mobilidade da tocha”, disse o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Rhaygino Setúbal.  

No dia 4 de abril, representantes da Sesp participaram de um evento promovido pela Sesge em Brasília, onde foram orientados sobre os trabalhos nas áreas de Segurança, Defesa Civil e Inteligência durante o revezamento. O evento também teve a participação de representantes dos 26 estados que irão receber a tocha.

O revezamento

O revezamento começa em 21 de abril na cidade histórica de Olímpia, na Grécia, exatamente 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De lá, a chama Olímpica viajará até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.

O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar. A Força Nacional vai acompanhar o percurso. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1997/visualizar/