Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 11 de Maio de 2011 às 19:32

    Imprimir


Presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva
Presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva

A inclusão de negros e negras no mercado de trabalho é uma luta constante em todo país. Com o objetivo de trazer á tona a questão dos negros no mercado de trabalho, sobretudo nos bancos, que o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) traz esta discussão para as ruas em uma data histórica: 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Com atividades alusivas à cultura negra e debates sobre o espaço ocupado pelos negros no setor bancário e a necessidade de inclusão, que será realizada nesta sexta-feira (13) um ato em frente à agência Bradesco Centro, na rua Barão de Melgaço, as 11 horas.

Com base nos dados do Mapa da Diversidade da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 19% dos bancários homens eram negros em 2009, e entre as bancárias negras, este índice é menor, 13%. Esta realidade não mudou muito nestes últimos anos  e para despertar esta temática na população e suscitar o debate, que o dia de luta denuncia a triste realidade de exclusão e discriminação que os negros e negras do nosso país vivem.

A ação desta sexta-feira (13) marcará a data da abolição da escravatura e partilhará com a sociedade a abolição da discriminação e, em contra partida, a promoção da inclusão através de ações como a contratação dos negros e negras e também das pessoas com deficiência nos bancos.

“Nosso dia de luta serve para destacar que os negros e negras devem ser respeitados e merecem o espaço no mercado de trabalho. Os bancos não podem fingir que da forma com está é correta e que a discriminação não existe. Nossa luta é por mais contratações com inclusão, com igualdade e não com discriminação. Vamos nos reunir nesta sexta-feira e debater com a sociedade cuiabana a realidade vivenciada pelos negros, negras e pessoas com deficiência. E vamos debater a atuação dos bancos neste sentido”, afirma  o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19979/visualizar/