Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quarta - 11 de Maio de 2011 às 10:36
Por: ELIANA BESS/ELAINE PERASSOLI

    Imprimir


Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.

Dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) demonstram que o número de empresas no Estado continua crescendo. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, atribui esse aumento ao crescimento do Estado e conscientização do empreendedor. De janeiro a abril 4.167 empresas abriram as portas em Mato Grosso, pelo menos 186 a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 3.981 abertura de novas empresas. Isso representa 4,67% a mais que em 2010.

Nadaf enfatiza ainda que Mato Grosso cresce em média 10% ao ano. Índice maior que os registrados pela China. O secretário ressalta ainda que os números divulgados pela Jucemat é o reflexo de uma economia aquecida. “É o resultado de um trabalho amplo de atração de novas empresas e das ações para facilitar a vida do empresário mato-grossense”.

O número de empresas que fizeram alterações (de endereço, de capital, mudança de código de atividade, entrada e saída de sócio) também aumentou neste primeiro quadrimestre de 2010. Foram 6.120, ou seja, 20,44% a mais que no ano passado, quando no mesmo período foram registradas 5.081 alterações.

Também houve aumento no percentual de empresas que encerraram suas atividades. Nestes primeiros quatro meses de 2010 o índice de fechamento de empresas aumentou em 48,25%. O presidente da Jucemat, Roberto Peron, diz que isso é bom. “Os empresários estão tendo a consciência de que somente parar o negócio, fechar as portas e não dar baixa nos órgãos públicos pode acarretar prejuízos financeiros no futuro. Afinal, as obrigações compulsórias não cessam, cria-se um passivo junto aos órgãos de fiscalização. Para evitar gastos, então dando baixa na Junta Comercial. Isso também é sinal de conscientização do empresário”.

A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso é vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

RELATÓRIO

De acordo com o relatório estatístico emitido pela Jucemat, as empresárias são registradas e/ou arquivadas por tipo empresa, exceto do MEI (Microempreendedor Individual), por natureza jurídica. Elas são classificadas em Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista, Sociedade Anônima Aberta, Sociedade Anônima Fechada, Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Empresária em Nome Coletivo, Empresário e Cooperativa.

Seguindo a classificação, as empresas registradas como Empresário constituídas entre 01/01/11 a 30/04/11 apresentaram o maior número, totalizando 2.251 no período, seguido de Sociedade Empresária Limitada, 1.896. Em 2010 foram 2.081 e 1.878, respectivamente.

Nas Alterações, Sociedade Empresária Limitada apresentou maior número, 4.069 e Empresário 1.929, dados do quadrimestre de 2011. No ano anterior, a primeira 3.520 e Empresário 1.448. Isso se deve em função de que um empreendimento ao sofrer alguma transformação não precisa necessariamente abrir outra empresa, apenas alterar. Pode ocorrer quando há mudança de código de atividade, de capital, entrada e saída de sócio, entre outros itens.

Em relação à Extinção, 749 de Empresário, seguidas de 310 Sociedade Empresária Limitada e 01 Cooperativa, em 2011. Em comparação com o ano anterior que foi de 243 Sociedade Empresaria Limitada, 469 Empresário, 02 Sociedade Anônima e 01 Cooperativa.

FILIAIS NO ESTADO

O movimento de empresas filiais no Estado, considerando as naturezas jurídicas descritas acima e ainda Consórcio de Sociedades, o movimento em 2011 também é positivo. Foram abertas 655, alteradas 538 e 175 encerraram suas atividades.

Em todas as modalidades (abertura, alteração e encerramento), o destaque das filiais foi para os empreendimentos de Natureza Jurídica denominada Sociedade Empresária Limitada, sendo 483, 371 e 123 respectivamente.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19982/visualizar/