Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 12:46
Por: FABYOLA COUTINHO

    Imprimir


Marcos Negrini
Qualquer pessoa pode participar do projeto e se beneficiar dos incentivos do programa.
Qualquer pessoa pode participar do projeto e se beneficiar dos incentivos do programa.
Criado com intuito de estimular a geração de renda, por meio da sustentabilidade ambiental, o Projeto Vale Luz começa a despontar nacionalmente como ação de responsabilidade social desenvolvida pelo Governo do Estado de Mato Grosso. O projeto foi indicado como um dos finalistas na categoria órgão público, no 2º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade.

Se ficar em primeiro lugar da categoria, o Vale Luz irá receber um título de previdência correspondente a R$ 15 mil. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e em apenas um ano evitou que 26.874 kg de plástico e 6.524 de alumínio pudessem poluir a natureza.

Para a execução do projeto, o Governo do Estado formou parcerias com empresas que ajudam na manutenção do programa. Outras instituições, como órgãos públicos, restaurantes e condomínios aderiram ao Vale Luz e colaboram com a separação do material para entrega nos postos de coleta do projeto.

O Vale Luz foi criado em 2006 e reformulado em 2009. Qualquer pessoa pode participar do projeto e se beneficiar dos incentivos do programa, basta trocar latas de alumínio ou garrafas plásticas em geral por cupons de abatimento na conta de energia elétrica ou mesmo por alimentos na rede de Supermercados Modelo.

Além da coleta de materiais, o Vale Luz tem investido nas ações de sensibilização da sociedade para a importância da reciclagem. Palestras em escolas e órgãos públicos levam à população informações sobre o impacto de poluentes como o plástico e o alumino em rios e córregos. Cada quilo de plástico retirado da natureza equivale a 26 garrafas de refrigerante que serão reaproveitadas.

“Concorrer a um prêmio de relevância nacional nos orgulha muito. Estamos bastante satisfeitos com os resultados do Vale Luz, que a cada dia ganha mais adeptos, auxilia na preservação da natureza e na geração de renda das famílias do Estado”, destacou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs-MT, Jean Estevan de Oliveira.

POSTOS DE TROCA

Os postos de troca do programa estão localizados nos Supermercados Modelo da Miguel Sutil, Ponte Nova, Coxipó, Aeroporto e CPA 3. A pesagem do material é feita de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20114/visualizar/