Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 21:19

    Imprimir


Quatorze pessoas foram presas na operação que teve como meta desarticular o crime organizado que atuava em presídios
Quatorze pessoas foram presas na operação que teve como meta desarticular o crime organizado que atuava em presídios

Procurado pela polícia desde a manhã de quarta-feira (20.04), quando o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) desencadeou a operação Ergástulo, o agente carcerário Valderson Wilson Guimarães se entregou aos promotores de Justiça do Gaeco, no início desta segunda-feira (25.04). O agente que atualmente trabalhava no corpo da guarda do Fórum da capital, responsável em acompanhar presos que são ouvidos pela Justiça durante depoimento, é acusado por facilitar a entrada de entorpecentes, celulares, chips e outros produtos na Penitenciária Central do Estado.

Quatorze pessoas foram presas na operação que teve como meta desarticular o crime organizado que estava sendo praticado com a ajuda de agentes públicos dentro do presídio da capital. De acordo com as investigações, criminosos atuavam nas imediações e dependências da Penitenciária (antigo Pascoal Ramos) intermediando o tráfico de drogas. Além de pessoas que cumprem pena no presídio, traficantes, policiais militares e agentes prisionais também faziam parte do esquema.

Segundo o promotor de Justiça Sérgio Silva da Costa, responsável pelas investigações, os interrogatórios colhidos serviram para confirmar a participação de cada um dos acusados na trama criminosa. "Nos foi revelado a fragilidade do sistema prisional na fiscalização de seus agentes e no controle dos materiais ilicitamente transportados para o interior da penitenciária”, afirmou o promotor.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20142/visualizar/