Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sábado - 16 de Abril de 2016 às 16:43
Por: Redação c/ PJC - MT

    Imprimir


Lenine Martins/Sesp-MT
Vários estabelecimentos comerciais foram visitados. Homens e mulheres revistados. Na ação, uma pessoa foi presa.
Vários estabelecimentos comerciais foram visitados. Homens e mulheres revistados. Na ação, uma pessoa foi presa.
Do Três Barras ao Altos da Glória, em Cuiabá. Da Cohab Cristo Rei ao bairro da Manga, em Várzea Grande. Em vários pontos das duas cidades, equipes da Segurança Pública atuaram integradas na noite desta sexta-feira (15.04), em uma grande ofensiva contra a criminalidade. O foco da ação, batizada de “Bairro Seguro”, é o enfrentamento ao crime de homicídio.

Sete bairros de Cuiabá e cinco de Várzea Grande contaram com reforço no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo nas áreas definidas como prioritárias. Entre os bairros, estão o Três Barras, Doutor Fábio 1, Doutor Fábio 2, Altos da Glória, 1º de Março, Jardim Glória, Pedra 90, em Cuiabá; e Manga, Construmat, Cohab Cristo Rei, Cohab Dom Bosco e Centro, em Várzea Grande.

Os locais foram escolhidos após reivindicações de lideranças comunitárias e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. A partir dessas demandas, a Secretaria de Segurança Pública, as instituições de segurança e os setores de Inteligência definiram uma forma de operação integrada.

“Estamos atuando dentro da política de segurança pública de ação integrada e qualificada em busca de uma maior sensação de segurança da população” frisou o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Gley Alves.

Ação

A pé e com viaturas, 52 policiais militares realizaram abordagens, saturação, barreiras e apoio nas fiscalizações de comércios nas regiões definidas em Cuiabá. Do alto, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) acompanhou e deu suporte às ações dos profissionais em solo. “Tudo para evitar que o delito aconteça, além de atender a pedidos dos moradores das localidades escolhidas”, completou o comandante geral da PM.

De forma simultânea, militares do Corpo de Bombeiros, com apoio de agentes da prefeitura de Cuiabá, distribuíram-se em bares e lanchonetes para fiscalização e verificação de alvarás. “Cumprimos nossa missão na área contra incêndio e pânico das edificações e locais de risco, aplicando nosso poder de polícia na fiscalização”, explicou o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Julio Cézar Rodrigues. 


Equipes de policiais civis das unidades da Diretoria Metropolitana também reforçaram a ação integrada da Segurança Pública. Vinte e dois delegados, escrivães e investigadores da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) prestaram apoio operacional à Polícia Militar na repressão qualificada.

Várzea Grande

Cerca de 120 pessoas do efetivo da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros visitaram vários pontos da cidade e fizeram abordagens na operação Bairro Seguro em Várzea Grande. Além das forças de segurança, integraram a ação agentes da guarda municipal, vigilância sanitária e a Secretaria de Meio ambiente do município.

Vários estabelecimentos comerciais foram visitados. Homens e mulheres revistados. Na ação, uma pessoa foi presa em razão de um mandado de prisão em aberto.

O comandante da ação em Várzea Grande, coronel PM Alessandro Ferreira disse que o objetivo do trabalho iniciado nesta sexta-feira é levar sensação de segurança à população. “Estamos aqui para trazer a polícia para perto da comunidade. Este trabalho vai continuar. Estamos atuando nas regiões centrais e periféricas da cidade”, disse.

Morador do bairro Manga há mais de 11 anos, Milton Nunes filho, elogiou a ação das polícias. “É bom ver a polícia por aqui. Tem que fazer isso sempre. Essa ação vai trazer mais segurança”, falou.

Abordado e revistado em uma das ações da operação, Esau Severo Coelho, morador do bairro Cristo Rei há sete anos, disse que não se incomodou com a situação. Ele disse que o importante é a presença das forças nas ruas. “Não me senti constrangido. Essa movimentação vai melhorar a nossa segurança”. 

Integração

O Diretor Metropolitano da Polícia Judiciária Civil, Miguel Rogério Gualda Sanches, disse que a expectativa é reduzir, em um curto período de tempo, os índices de homicídios nos bairros. “Vamos continuar com o trabalho integrado pois quem ganha com isso é a sociedade”, destacou.

Responsável pelo planejamento da ação, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Rhaygino Setúbal, enfatizou o emprego integrado das forças de segurança no enfrentamento qualificado ao crime.

“Cada instituição tem seu papel fundamental no contexto da Segurança Pública. Com a ação conjunta, conseguimos intensificar nos bairros o policiamento preventivo, repressivo, a investigação de crimes, além da fiscalização de estabelecimentos comerciais”, observou Setúbal.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, lembrou que a Sesp, por meio da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, tem desenvolvido e planejado ações qualificadas de combate a criminalidade em todo Estado. 

“Nesta ação integrada, buscamos levar maior sensação de segurança aos moradores desses bairros, com a atuação de todas as forças de segurança pública, fruto da participação efetiva das lideranças comunitárias”, afirmou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2018/visualizar/