Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 19 de Abril de 2011 às 11:44

    Imprimir


Líderes suprapartidários deram início na noite de segunda-feira (18) à atuação do Fórum de Lutas Contra a Privatização da Sanecap, instalado em Cuiabá. As informações repassadas por pessoas que discursaram foi para multiplicar informação para a população sobre os efeitos de eventual privatização. O fórum é organizado pelo vereador de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT).

Representantes de sindicatos dos trabalhadores da empresa municipal, Central Única dos Trabalhadores (CUT), dos trabalhadores da educação (Sintep), dos Correios, do Diretório Central dos Estudantes da UFMT (DCE-UFMT), Associação dos Usuários do Transporte Coletivo (Assut), o vereador Lúdio, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) foram alguns dos que participaram da assembleia de criação do fórum no Sindicato dos Bancários.

O deputado federal Valtenir ilustrou com exemplos que o atual momento do setor é de “sucateamento do serviço público para justificar privatização”.

“Não há necessidade de privatizar a Sanecap. Temos que fazer o levantamento do investimento necessário, ouvir os técnicos da empresa. 30% da água em Cuiabá não é aproveitada porque 60% é desperdiçado com canos de 40 anos”. Ele citou ainda que “Manaus privatizou o serviço e o preço da água começou a aumentar”. Valtenir relatou que desde quando era vereador em Cuiabá em 2005, ele e os colegas de parlamento, Lúdio e Enelinda, estudaram e visitaram cidades, como Brasília, Campo Grande e Niterói para buscar informações sobre o setor.

Maluf também se posicionou contrário à privatização, desde o primeiro mandato do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, do seu partido. “Estou pronto para discutir, desde que seja utilizado dinheiro, desde que mostre que vai ter controle social, se vai ter elevação de tarifa ou não”.

O diretor técnico da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo (Assut), Jean van Haute, disse que a criação da região metropolitana pela lei estadual 359/2009, já naquele ano, a Sanecap deveria transformar a empresa em sociedade de saneamento metropolitano de Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20187/visualizar/