Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Segunda - 18 de Abril de 2011 às 13:18
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, vai assumir a presidência da AGECOPA
Secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, vai assumir a presidência da AGECOPA

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, vai assumir a presidência da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa). A confirmação do nome do novo presidente foi feito pelo Governador Silval Barbosa na manhã desta segunda-feira (18.04), após a reunião de secretários de Estado, secretários adjuntos e presidentes de autarquias, no Palácio Paiaguás. Agora ele será sabtinado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

Na reunião o governador aproveitou para pedir total apoio ao secretário Eder Moraes em sua nova missão à frente da Agecopa, por conta dessa correlação de interdependência na realização do evento Copa do Mundo. O jurista José Lacerda assume a Casa Civil.

“O secretário Eder Moraes aceitou o desafio de ser o presidente da Agecopa e está indo como toda autonomia como tem como secretário da Casa Civil”, enfatizou o governador.

Silval Barbosa lembrou que – de um modo geral – as pessoas só falam das obras da Agecopa, no entanto, a autarquia é muito mais que apenas execução das obras. “Agecopa é muito mais complexa. Ela tem a responsabilidade na preparação e qualificação de pessoas, a estruturação da segurança pública, no sistema de integração de comunicação, de saúde – enfim, medidas que devem ser tomadas e dependem das secretarias de Estado como um todo”.

A realização da Copa do Mundo 2014 – lembrou Sival – é um dos itens de maior prioridade do Governo do Estado. “Porque outros governadores passaram. Blairo Maggi teve papel importante da conquista da Copa para Mato Grosso e este evento tem prazo – este papel de executar, graças a Deus, caiu em nossas mãos e nós temos a obrigação de realizar o evento bem feito, não só para ser orgulho dos mato-grossenses mas também do Brasil e por isso entendo que o Eder Moraes é uma pessoa preparada para isso”.

O jurista José Lacerda, ex-deputado estadual (1995/99), vai assumir a Casa-Civil em substituição ao Eder Moraes. Lacerda já participou do governo Silval Barbosa, ocupando uma das secretarias adjuntas da Casa Civil, até ser convidado para assessorar a Comissão que finalizou o texto do projeto de lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado (ZSEE), aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado ao Executivo estadual na semana anterior. O projeto foi apresentado ao governador Silval Barbosa na última quinta-feira (14.04) ao governador Silval Barbosa.

O secretário Eder Moraes disse que pediu prazo para dar resposta se aceitava ou não o convite para assumir a Agecopa, por uma questão familiar. Ele diz que assume a Agecopa entendendo que a realização da Copa do Mundo 2014 é o mais projeto da história de Mato Grosso pelo legado que vai ser deixar para as futuras gerações.

O secretário disse que “muitos questionaram por deixar a Casa Civil – por uma questão de poder político – mas o poder é efêmero e o que fica são as realizações, o atendimento das expectativas da sociedade. O maior desafio é não frustrar essas expectativas”. Eder Moraes disse que a prioridade é “colocar a matriz de responsabilidade em efetiva execução”.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20198/visualizar/