COPA 2014: Aeroporto Marechal Rondon fica pronto em 2013, afirma secretário Francisco Vuolo
O Governo de Mato Grosso está tranquilo e guarda toda serenidade quanto ao cronograma das obras de reforma, ampliação e construção do Módulo Operacional do Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande Marechal Rondon. Quem afirma é o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, em que pesa a Nota Técnica nº 5 publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta semana na qual afirma que pelo menos nove dos 13 aeroportos do país que estão em obras não devem ficar prontos a tempo para a realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. São eles: Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre.
O secretário Francisco Vuolo destaca, do estudo do próprio IPEA, que a obra do Aeroporto Marechal Rondon, estimada em R$ 87,5 milhões, representa 1,55% do total de R$ 5.551,5 bilhões a ser investidos em todos os aeroportos pelo Governo Federal até a realização da Copa do Mundo.
A primeira etapa dessa fase fechou nesta semana – com o ‘OK’ dado pela Infraero ao projeto preliminar de reforma e ampliação elaborado pela empresa Globo Engenharia – contratada pela própria Infraero. Agora a empresa de engenharia vai apresentar o projeto básico até setembro deste ano – e a partir desse estágio o Governo de Mato Grosso assume o projeto, lançando o edital de concorrência pública e até março de 2012, com previsão de início das obras. A construção deve demorar um ano e meio (dezoito meses) e deve ficar pronto em dezembro de 2013, prazo mais que suficiente para a Copa do Mundo 2014.
A ampliação prevê, entre outros pontos, o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, construção de freeshop, oito novos boxes, quatro novas modernas esteiras e mais uma para desembarque internacional; o estacionamento passa dos atuais 100 para mais de 400 lugares. Os pequenos ajustes que faltam dependem apenas da definição do terminal de integração do projeto de mobilidade urbana – se BRT ou VLT.
O estudo do Ipea apresenta um panorama com base em dados até 2010. Uma realidade que deixava também o Governo de Mato Grosso preocupado. Das seis obras da matriz de responsabilidade assinada com a Fifa para a realização da Copa de 2014, cinco são do Estado e apenas o aeroporto é de responsabilidade do Governo Federal. As cinco do Estado são: Arena (estádio Verdão), entorno da Arena, Fan Park, dois Centros Oficiais de Treinamento (COT) e mais um reserva que foi pedido depois e obras de mobilidade urbana. Todas dentro do cronograma, algumas com prazo de término bastante antecipado, como o caso da Arena Pantanal, que deverá ficar pronta em dezembro de 2012.
O Governo de Mato Grosso, em janeiro, começou a tratar a questão do Aeroporto Marechal Rondon como prioritária e no início de março assinou um convênio com a Infraero, no valor total de R$ 87,5 milhões. Pelo convênio a Infraero fica responsável apenas pela construção do Modulo Operacional (MOP) – do lançamento do edital (que vai ser feito na próxima semana) enquanto o Governo do Estado passou a responder pelo projeto de expansão.
Questionado sobre a Copa das Confederações, Francisco Vuolo ressaltou que o foco do governador Silval Barbosa é a Copa do Mundo. "A realização da Copa das Confederações é consequência. Se a Fifa precisar a Arena Pantanal vai estar pronta e o Aeroporto já deve estar com o MOP concluído". disse o secretário.
Francisco Vuolo informou ainda que o Governo de Mato Grosso será o primeiro a se manifestar caso ocorra qualquer atraso em qualquer estágio do andamento das obras. O risco das obras não iniciarem dentro do prazo existia antes do convênio.