Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COMUNICAÇÃO
Sexta - 08 de Abril de 2011 às 20:02
Por: Welington Sabino

    Imprimir


Jornalista diplomado há nove anos e conhecedor da realidade da imprensa mato-grossense, na qual também atua, Téo Meneses topou o desafio de presidir pelos próximos 2 anos a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso Sindjor/MT e toma posse nesta sexta-feira (08) na abertura do 3º Congresso Estadual dos Jornalistas de Mato Grosso. Confiante, ele explica que os desafios serão levar adiante as lutas já defendidas pela antiga gestão, e uma das primeiras medidas foi convidar os três senadores do Estado, Pedro Taques (PDT), Blairo Maggi (PR) e Jayme Campos (DEM) a se posicionarem oficialmente sobre a PEC do Diploma, que exige diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2009, retirou a obrigatoriedade do diploma.

Até o momento, apenas o democrata Jayme Campos, presidente do Conselho de Assuntos Sociais do Senado, sinalizou apoiar a causa. Blairo e Taques não deram uma resposta. Os três parlamentares também são convidados para debater o assunto no domingo (10) no encerramento do congresso que acontece na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado, no Centro Político Administrativo em Cuiabá. A mesa redonda além de discutir a questão da obrigatoriedade ou não do diploma, regulamentação da profissão, vai debater sobre a possibilidade criação dos conselhos de comunicação. Entretanto, apenas Jayme confirmou presença, por meio da assessoria, enquanto Blairo e Taques não garantiram participação e disseram não ter opinião formada sobre o assunto.

Entre as metas da nova diretoria que também é composta por membros da gestão anterior, estão angariar fundos para a construção da sede do Sindicato, lutar para aumentar o piso salarial e oportunizar encontros para debater as propostas da categoria. Téo Meneses lembra ainda, que, de olho na Copa de 2014, o Sindicato vai batalhar para firmar parcerias com a iniciativa privada para qualificar os jornalistas em cursos de outros idiomas e também em pós-graduação.

Téo enfatiza que o Sindjor apoia a luta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre a aprovação da PEC dos Jornalistas que já foi aprovada na bancada federal mas aguarda ainda a sabatina do Senado, que tem o poder de aprovar e sancionar, ou não. A Proposta de Emenda à Constituição 33/09, mais conhecida como PEC dos Jornalistas tem os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Inácio Arruda (PC do B-CE) respectivamente como autor e relator.

Sempre ligado a movimentos estudantis e centros acadêmicos, Téo Meneses nunca esteve à frente de qualquer diretoria, mas garante que o desafio será enorme, pois conforme ele, o sindicalismo de uma forma geral vive um momento de crise no Brasil. “Entre nós jornalistas existe ainda o dilema de que muitos costumam ter 2 ou 3 empregos, para garantir um salário satisfatório, deixando assim de participar de forma mais ativa nas decisões da categoria”.

Congresso: Com o tema A Notícia, o comunicador e os desafios na sociedade contemporânea, a terceira edição do Congresso Estadual dos Jornalistas de Mato Grosso começa nesta sexta-feira (08) e segue até domingo (10), em Cuiabá, com a participação de profissionais de renome nacional, como o diretor da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj), José Carlos Torves, e outros profissionais da região. Oficinas e mesas de debates é o que aguarda os estudantes e profissionais do jornalismo de todo Estado que terão mais uma chance de usar um produto que trabalham diariamente, mas que às vezes se esquecem de sua força. “Encontros como esse servem para unir ainda mais nossa categoria, pois só assim vamos exercer o poder do jornalista na era da informação, algo que muitos não sabem como usar”, finaliza Téo.

Serviço: Interessados em participar do congresso podem obter mais informações com Luana Soutos no (65) 9218-3297 ou Caio BOB no (65) 8160-6303.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20301/visualizar/