Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 07 de Abril de 2011 às 15:04
Por: DANI CUNHA

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Palestra de Ana Elisa Limeira, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen).
Palestra de Ana Elisa Limeira, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen).
Como forma de orientar famílias sobre as drogas, um tema bastante atual, a coordenadora estadual de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen), Ana Elisa Limeira, palestrou na noite de quarta-feira (06.04), na Loja Maçônica da Morada do Ouro, em Cuiabá, como forma de mostrar os trabalhos desenvolvidos pela Sejudh, por meio do Conselho, e orientar, pais e filhos acerca do enfrentamento sobre as drogas.

De acordo com a coordenadora essa é uma chance que a Maçonaria tem de receber informações e repassá-las, como multiplicadores da informação, para família, comunidade e sociedade de modo geral. “É uma oportunidade ímpar, já que muitas vezes as pessoas não sabem que existe essa estrutura organizacional de trabalho de sustentação das instituições envolvidas”, disse.

Ana Elisa discorreu sobre as premissas postas em conformidade com a política nacional sobre drogas, que são a prevenção, tratamento, redução de danos e redução de oferta. “A nossa intenção aqui é mostrar um pouco da rede estadual de drogas, o que tem organizado no Estado sobre o assunto e como a Sejudh tem potencializado cada atribuição”, explicou.

A palestrante falou do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e pelo Conen no enfrentamento às drogas, no trabalho desenvolvido junto aos dependentes, as políticas públicas existentes e a necessidade de se criar pequenas estruturas nos municípios para que eles tenham a quem recorrer.

Outro assunto explanado foi o trabalho de prevenção e de como formar redes de multiplicadores e mobilização. “São ações que devem ser continuadas, como tratamento, reinserção social, recuperação e prevenção. Podemos reduzir a oferta da droga através de ações continuadas e políticas públicas voltadas para família, indivíduos, instituição e comunidade”, falou.

Ao fim da palestra a coordenadora deu dicas aos pais de como se comportar frente a um assunto tão delicado como este. As palavras foram o diálogo, observação, proximidade e atenção ao comportamento dos filhos para que em caso de dúvidas recorram a profissionais de saúde para que possam auxiliar na identificação e tratamento. “O papel e a importância da família no resgate dos valores de cada indivíduo deve estar em primeiro lugar”, finalizou a presidente do Conen.

Os presentes puderam fazer perguntas para maiores esclarecimentos e a conclusão final, tida pela unanimidade foi a importante iniciativa da Maçonaria de se discutir um assunto tão atual, que está presente na sociedade, e que é responsabilidade de todos. Houve ainda uma apresentação de dança, com uma mensagem sobre a importância da conscientização quanto ao uso de drogas.

PARCERIA

Para o venerável da Loja Henrique José de Souza – JHS 49, João Aparecido Porto, é difícil não ser vitimado hoje pelas drogas, direta ou indiretamente. “Essa palestra serve de alerta para as pessoas. Nossas propostas são direcionadas e este assunto é muito importante, porque muitas vezes somos vítimas da droga, seja através de violência nas ruas, assaltos, ou nossos filhos e amigos que ficam expostos a esse perigo”, externou.

Já o venerável da Loja Fraternidade cuiabana nº 32, Bruno Rezende Cabral, destacou que a iniciativa é colaborar com grupos da sociedade civil organizada e trazer uma parcela de contribuição por meio de esclarecimentos para as famílias que participaram do evento. “Ouviremos o que o Estado está fazendo e queremos ser parceiros dentro das nossas possibilidades”, pontuou.

Todos os eventos que a Maçonaria participa, conforme explicou o venerável Wilson Saenz Surita Junior, da Loja ARLS – Compasso de Mato Grosso nº 83, são sobre temas de alta relevância e impacto social. “A Maçonaria apoia esse tipo de iniciativa, já que a nossa missão é tornar o ser humano melhor. As drogas são uma das maiores mazelas da humanidade. O combate, então, é uma missão da Maçonaria”.






Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20323/visualizar/