Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quinta - 31 de Março de 2011 às 15:37

    Imprimir


Foto: Arquivo/ Ilustrar

Dois alunos da Escolinha de Iniciação Desportiva da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT e Associação Atlética Uirapuru foram os escolhidos para representar Mato Grosso em evento internacional. São os estudantes Rodrigo Nascimento, do vôlei, e Amanda Cordeiro, do atletismo, que vão participar do Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de abril. O evento é promovido pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A escolha da Escolinha e da Associação Atlética Uirapuru deve-se à realização de trabalho de cunho social e desportivo há vários anos, com crianças e adolescentes, promovendo principalmente a inclusão através do esporte, explica o professor Erasmo Braz, da Supervisão de Desporto e Recreação da FEF.

O evento pretende que “os adolescentes debatam sobre as oportunidades, riscos e o legado que o Brasil pode conquistar com a realização da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016)”. Os adolescentes serão também multiplicadores das idéias entre os adolescentes do Estado, depois do evento.

Sobre os representantes:

Rodrigo Alcino Bueno do Nascimento tem 14 anos e participa das aulas de voleibol da Escolinha de Iniciação Desportiva da UFMT desde 2009. É morador do bairro Tijucal, em Cuiabá, e cursa o 1º. ano do ensino médio.

Amanda Ferrari Cordeiro tem 15 anos, participa da atividade de atletismo na Escolinha de Iniciação Desportiva da UFMT e AA Uirapuru, é moradora de Várzea Grande, e está cursando atualmente o 2º. ano do ensino médio.A escolinha de iniciação Desportiva da FEF/UFMT atende a cerca de 2.000 crianças e adolescentes/ano com as atividades desportivas sistemáticas. Atende ainda através de seus eventos de lazer e desportivo cerca de 6.000pessoas da comunidade em geral. A AA Uirapuru promove o treinamento desportivo onde participa de diversas competições locais, estaduais e nacionais.

Sobre o IIDAC

O Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) é uma organização brasileira de caráter internacional, voltada especialmente para promover a cooperação internacional, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentado no Brasil e no mundo.

O IIDAC estimula, fomenta e apoia a mobilização de crianças, adolescentes e jovens em práticas de voluntariado, protagonismo juvenil e incidência nas políticas públicas, reconhecendo esses grupos sociais como atores estratégicos para o controle social e agentes imprescindíveis para o fortalecimento da democracia.

Atualmente o IIDAC coopera com mais de 37 países, apoia projetos em 650 comunidades. Desde 1998 desenvolveu mais de 60 projetos que atendem aproximadamente 91.000 pessoas no Brasil e no mundo. (www.iidac.org)





Fonte: UFMT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20401/visualizar/