Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 24 de Março de 2011 às 07:53

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande através do Centro de Doenças Tropicais e o SAE/CTA realiza na manhã desta quinta-feira (24) a segunda marcha de conscientização ao Dia mundial de Combate a Tuberculose.

A concentração da passeata será na Praça Aquidaban as 8h, o grupo percorrerá a Avenida Filinto Muller sentido ao Centro de Doenças Tropicais. No trajeto serão distribuídos panfletos orientativos sobre a doença.

“Policlínicas, Centros de Saúde, Programa Saúde Família –PSF -, e profissionais da área da saúde estarão se unindo para esta grande causa”, declarou a assistente social da unidade de saúde Marluza Benedita Lima.

TUBERCULOSE - A tuberculose é uma das infecções mais comuns e mortais atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Porém, os países em desenvolvimento não são os únicos lugares com tuberculose. Há um número em elevação de pessoas nos países desenvolvidos que contraem tuberculose devido ao sistema imunológico enfraquecido, geralmente como resultado de drogas imunodepressivas ou HIV/Aids.

Como é a transmissão da tuberculose: A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe. Pessoas com contato próximo àquelas com tuberculose sofrem maior risco de contaminação.

Tratamento - Para todos os propósitos práticos, somente pacientes com tuberculose ativa nos pulmões podem espalhá-la a outras pessoas. Embora pessoas com tuberculose latente não a transmitam a infecção, é importante que elas sejam tratadas para prevenir a progressão para doença tuberculose ativa.

A distinção entre a tuberculose ativa e a latente é importante porque há opções de tratamento diferentes para os dois grupos.




Fonte: Secom VG

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20500/visualizar/