Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 13 de Março de 2011 às 10:51
Por: Jean Campos

    Imprimir


Senador Pedro Taques (PDT)
Senador Pedro Taques (PDT)

O senador Pedro Taques (PDT) confirmou na sexta-feira (11.03) que a direção nacional do partido irá nomear, na próxima semana, a Comissão Provisória que passará a presidir o PDT em Mato Grosso. Embora seja cotado para assumir o comando do partido, Taques lembrou que outros nomes podem assumir o posto antes ocupado pelo ex-deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) e anuncia o início do plano de expansão da legenda no Estado.

“Estamos em processo de recomposição do diretório estadual. Independente de quem seja o novo presidente, temos que fortalecer o partido, trabalhar para que o PDT tenha candidatos a prefeito nos 141 municípios de Mato Grosso. Se isso não for possível, ao menos, nos municípios em que o PDT tem história de luta. Queremos aumentar o quadro de 63 vereadores e eleger de 15 a 20 prefeitos e mais vice-prefeitos. A idéia é essa”, disse Pedro Taques durante o programa Tribuna do Ouvinte, na Rádio Cultura AM 710, apresentado pelo radialista Willian Gomes.

Como parte do plano de reestruturação do PDT em Mato Grosso, o senador antecipou que o partido deve realizar em breve um curso de formação política voltada para vereadores. Outra preocupação do senador diz respeito a ampliação da participação da Juventude Socialista no processo político partidário.

Imunidade Parlamentar

Membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Pedro Taques afirmou que já existe na Casa projeto que pede o fim da imunidade parlamentar processual, um de seus compromissos de campanha. O pedetista pediu o desarquivamento dos projetos para, em seguida, incluir suas propostas e fazer alterações. Ele pontuou que já procura apoio de outros parlamentares para emplacara proposta.

Reforma Política

O senador mato-grossense, que é o único representante do Estado na Comissão da Reforma Política do Senado,  lembrou que a próxima reunião da Comissão discutirá a suplência de senadores. Pedro Taques defende a extinção da suplência tal como funciona atualmente. Para ele, falta aos suplentes a "legitimidade do voto".

Pedro Taques defende que nas ocasiões de ausência do parlamentar titular deve assumir o segundo candidato a senador mais votado (em casos de renovação de 1/3 das cadeiras) ou o terceiro mais votado (quando a renovação for de 2/3).

Ao final da entrevista, o senador de Mato Grosso convocou a população a participar da audiência pública que vai discutir os onze pontos que norteiam a reforma políticaque. A audiência ocorre no próximo dia 21 (segunda-feira), às 19 horas, no auditório da OAB, em Cuiabá. Participam do debate do juiz Marlon Reis (MA), presidente de honra do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e da deputada federal Luiza Erundina (PSB). O evento é uma realização conjunta do senador Pedro Taques e do deputado federal Valtenir Pereira.

Veja também no site do senador Pedro Taques:

Cidadão poderá participar do debate sobre a Reforma Política

Para ampliar a participação da sociedade no debate da Reforma Política, a Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) do Senado criou um espaço no site para que os cidadãos possam enviar suas sugestões sobre o tema. Para opinar basta acessar o endereço http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/reforma_politica.asp, escolher entre os 11 temas estabelecidos e enviar as sugestões. As contribuições serão encaminhadas para a Comissão de Reforma Política para subsidiar as discussões dos senadores. (...)





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20628/visualizar/