Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Sexta - 11 de Março de 2011 às 16:14
Por: Laís Costa

    Imprimir


Antes de conhecer as atividades, suas divisões e sub-divisões, é importante saber que os os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que estão presentes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, são responsáveis por registrar, fiscalizar e regulamentar o exercício profissional das atividades que pertencem ao sistema tecnológico.

Até o fim de 2010, os títulos profissionais do Sistema Confea/Crea eram sistematizados em três grupos: da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, mas com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) pela Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, somente os dois outros permanecem na classificação dos títulos.

Assim, os dois grupos, da Engenharia e da Agronomia são subdivididos em sete modalidades profissionais. A divisão em grupos e modalidades tem como objetivo organizar a representação dos profissionais nos plenários dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal, e nas Câmaras Especializadas, por conta da diversidade e da existência de muitos títulos profissionais, além de auxiliar os serviços de fiscalização das atividades e de definir a habilitação dos profissionais.

Por exemplo, no caso do grupo da Engenharia, as modalidades são Civil, Eletricista, Mecânica e Metalúrgica, Geologia e Minas, Química e Agrimensura; o grupo da Agronomia é composto pela modalidade Agronomia. O último grupo é especial e contém a modalidade de Especialização em Segurança do Trabalho que pode ser de nível técnico, no caso da formação de nível médio; e nível superior quando o profissional cursa pós-graduação.

Além dessas duas divisões por grupos e modalidades, existe a última, que diz respeito a formação acadêmica e pode ser representada por profissionais em três níveis: graduação, tecnólogo e técnico de nível médio.

Para conhecer detalhadamente os títulos profissionais do Sistema Confea/Crea, consulte a Resolução número 473, de 2002 que traz em seu anexo todas as classificações. A Resolução está disponível para download no site do Confea, na seção "Normativos".






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20650/visualizar/