Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Quinta - 10 de Março de 2011 às 07:17
Por: WISLEY TOMAZ

    Imprimir


Secom
Região de fronteira as vacinas foram doadas pelo Fundo Emergencial de Sanidade Animal no Estado de Mato Grosso (Fesa).
Região de fronteira as vacinas foram doadas pelo Fundo Emergencial de Sanidade Animal no Estado de Mato Grosso (Fesa).

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) inicia o treinamento aos 110 servidores aprovados no Concurso Público do Governo do Estado de Mato Grosso na manhã de sexta-feira (11.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O treinamento vai até o dia 26 de março, com a carga horária de 187 horas e 45 minutos. O objetivo é padronizar informações e procedimentos técnicos aos fiscais estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal e agentes fiscais de Defesa Agropecuária e Florestal I, nos programas desenvolvidos pelas coordenadorias técnicas e núcleo sistêmico. O curso vai preparar os novos servidores técnica e administrativamente visando incorporá-los à rotina da autarquia em suas respectivas atribuições.

Denominado “Treinamento de Pré-Serviço aos Servidores Aprovados no Concurso de 2010”, o evento é realizado pela Presidência do Indea, Diretoria Técnica (Ditec) e Secretaria do Núcleo Sistêmico (Saena). Dos 110 candidatos nomeados, 74 são de nível superior referentes ao cargo de fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal, sendo 54 no perfil médico veterinário. Os outros 20 candidatos são do perfil engenheiro agrônomo. Para os cargos de nível médio, foram nomeados 35 candidatos, sendo 16 para agente fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal I e 19 para agente Fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal II.
Os novos servidores atuarão em quase todos os municípios do Estado.

O presidente do Indea-MT, Valney Souza Corrêa, avalia que a entrada de profissionais concursados na quadro da instituição é extremamente positiva para o Estado. Já que desta forma, além de validar o processo seletivo para o ingresso de profissionais de carreira, isso em todas as áreas de atuação do Indea-MT, também contriburá com o trabalho especializado de defesa animal e vegetal e na fiscalização.

FEBRE AFTOSA

Na ocasião, o Indea também irá divulgar os resultados da primeita etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que ocorreu no período de 1º a 28 de fevereiro na faixa de fronteira, onde existem 584 propriedades rurais.

O Estado de Mato Grosso possui 780 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, dos quais 15 km são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios. Na faixa de fronteira existem 584 propriedades rurais, com a estimativa da existência de cerca 110 mil bovinos. As vacinas foram doadas pelo Fundo Emergencial de Sanidade Animal no Estado de Mato Grosso (Fesa). 

A campanha de vacinação contra Febre Aftosa é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa).





Fonte: Indea-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20670/visualizar/