Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 10 de Março de 2011 às 07:02
Por: THIAGO ALMEIDA

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Secretário-chefe da Casa Militar, Cel. PM Antônio Moraes e superintende da Defesa Civil, Ten. Cel. Agnaldo Pereira
Secretário-chefe da Casa Militar, Cel. PM Antônio Moraes e superintende da Defesa Civil, Ten. Cel. Agnaldo Pereira
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Estado, já está atento à situação de emergência decretada pela Prefeitura de Colniza (1.050 Km a Noroeste de Cuiabá) no dia 23 de fevereiro pela prefeita Nelci Capitani, por causa da condição das estradas que dificulta o acesso ao município.

Para dar reforço no atendimento às ocorrências da última semana na região, o governador Silval Barbosa determinou à Casa Militar que mobilize as secretarias de Segurança Pública (Sesp), de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), das Cidades (Secid), de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em caráter de urgência para atender a população de Colniza e do distrito de Guariba (a 1.250 km da Capital), que estão isolados por conta do alto índice de chuvas.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM Agnaldo Pereira, uma equipe da instituição se dirige ao município neste momento com o objetivo de levantar as condições e necessidades reais do município para que seja elaborado um planejamento estratégico de apoio aos moradores da região. “O município se encontra no momento em estado de alerta. A Defesa Civil já foi ao local para averiguar as condições da cidade quando recebemos o documento da prefeitura e agora retorna para que sejam tomadas ações no prazo mais curto possível”, destacou.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o nível pluviométrico no local chega aos 50 milímetros ao dia, o que elevou o nível dos rios e destruiu as pontes na MT-418, sob o rio Canamã, e na MT-206, nas rodovias que ligam Colniza ao resto do Estado. A queda da maior ponte da América do Sul, com 254 metros, ainda na MT-206, sob o Rio Aripuanã, na semana passada, também impede a passagem entre Colniza e o distrito de Guariba, a 200 quilômetros de distância. Devido às fortes chuvas na região, as estradas também dificultam o acesso de veículos.

A Setpu já disponibilisou um barco para facilitar o trânsito dos moradores do distrito de Guariba, garantindo também o abastecimento mínimo à localidade.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Antonio Moraes, responsável pela articulação entre as secretarias, destacou que as prioridades para o local são a garantia de energia elétrica, alimentação e medicamentos para os moradores de Colniza e Guariba. “Tomaremos todas as medidas necessárias, em um trabalho conjunto entre as secretarias, para solucionarmos o problema. Para isso, montaremos uma base aérea de atendimento em Juína, com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)”, assegurou.

Antonio Moraes se reunirá com as Pastas envolvidas na ação ainda nesta quinta-feira (10.03), para detalhar o plano estratégico de apoio aos moradores da região, que possui cerca de 26 mil habitantes.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20672/visualizar/