Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quarta - 02 de Março de 2011 às 13:06
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Edson Rodrigues
O Governo do Estado de Mato Grosso e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) devem assinar nesta quinta-feira (03.03) o convênio para partilhar as ações e dar celeridade às obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. O governador Silval Barbosa e o presidente interino da Infraero João Márcio Jordão serão os signatários desse importante documento que vai garantir ao Estado o compartilhamento da execução dessa obra e permitirá que Cuiabá tenha condições de se candidatar também como sede da Copa das Confederações em 2013.

O convênio a ser assinado foi uma proposta do governo de Mato Grosso e foi muito bem aceita pela Infraero, segundo o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo. E agora, com a assinatura do convênio, o Estado de Mato Grosso passa a ter um documento pelo qual pode cobrar a realização das obras. Das seis obras da matriz de responsabilidade assinada com a Fifa para a realização da Copa de 2014, cinco são do Estado e apenas o aeroporto é de responsabilidade do Governo Federal.

Pelo convênio entre o Governo e a estatal, a Infraero fica responsável pela construção do módulo operacional, em frente à plataforma de desembarque, segundo Vuolo, continua sob a responsabilidade da Infraero, que vai fazer o pregão, até abril, e finalizar a obra até dezembro. Essa obra, com duas esteiras, vai possibilitar mais conforto aos usuários.

A outra obra de ampliação, pelo convênio, será realizada em duas etapas. A primeira, confecção do projeto básico e projeto executivo, continua sob a responsabilidade da Infraero, até mesmo por questão de técnica. A segunda, a obra em si, segundo Vuolo, desde o pregão até a sua conclusão será repassada ao governo de Mato Grosso, mas os recursos, na ordem de R$ 82 milhões, serão da Infraero.

Outro ponto importante do convênio, segundo Francisco Vuolo, é quanto as obras de adequação viária de acesso ao Aeroporto Marechal Rondon, a construção do BRT – Aeroporto CPA, que prevê rotatórias e vai ocupar parte da área da Infraero. Tudo isso será agilizado pelo convênio já que as duas partes terão acesso a todos os documentos.

Francisco Vuolo faz questão de ressaltar, em nome do Governo, que o encaminhamento para a assinatura desse convênio só foi possível devido a equipe técnica da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero e do diretor Jaime Henrique Caldas Parreira, que trabalhou de forma ágil e possibilitou, em menos de um mês, a confecção do documento, e ao trabalho da Bancada Federal. Vuolo diz que representantes do trade turístico de Mato Grosso vão a Brasília para acompanhar a possível assinatura do convênio.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20746/visualizar/