Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 28 de Fevereiro de 2011 às 13:25

    Imprimir


Arquivo
O diretor da Cadeia Pública de Cáceres (225 Km a oeste de Cuiabá), Cleiton Norberto da Silva, não sobreviveu no comando da crise iniciada em dezembro naquele presídio onde já foi localizado até um mini laboratório de refino de cocaína e sua direção sucumbiu neste final de semana, após ocorrer no local duas fugas em 18 dias, onde 39 detentos fugiram por dois túneis. A exoneração do servidor do cargo em comissão de Direção Geral e Assessoramento, foi assinada pelo governador Silval Barbosa no mesmo dia da última fuga de 15 presos, ou seja, sexta-feira (25), e publicada no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira. A decisão diz que ele não é mais diretor daquela cadeia a partir de hoje (28).

A publicação traz ainda a nomeação de Lúcio Mauro Leite Lindote, para ocupar a partir de amanhã (1º) o cargo e pelo menos tentar apaziguar a crise da Cadeia classificada como uma “bomba-relógio” prestes a explodir, conforme o próprio agora ex-diretor Cleiton já havia dito dias atrás em entrevista à imprensa. Lúcio foi nomeado no mesmo dia 25 pelo chefe do Executivo Estadual cuja decisão também está publicada no Diário Oficial de hoje (28). Entretanto, após denúncias feitas ao Programa Cadeia Neles da TV Record, de que Cleiton estaria sendo perseguido por membros do governo que já pretendiam colocar outra pessoa indicada por alguém do secretariado de Silval em seu lugar, a decisão sobre a exoneração do diretor foi revogada mesmo após publicada no Diário Oficial. A nota sobre a revogação, enviada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) encontra-se na íntegra no final desta matéria.

A crise estrutural da unidade iniciou em dezembro, quando a polícia encontrou um mini laboratório de refino de cocaína dentro de uma cela e foi descoberta a entrada de adolescentes dentro da cadeia para prática de sexo com os presos. Ao todo, 39 fugiram do presídio este mês. Após a 1ª fuga, de 24 presos, foragidos acusaram a direção da Cadeia de aceitar dinheiro para facilitação da ação. Cada um teria pago R$ 5 mil para que a construção de um túnel fosse consentida pelos agentes prisionais.

A última fuga foi na sexta-feira (25) quando mais 15 presidiários fugiram utilizando novamente um túnel. Vale dizer que o estabelecimento prisional abriga 420 detentos, o dobro de sua capacidade, de forma insalubre e sem segurança.

No começo deste mês, Cleiton e o juiz Carlos Roberto de Campos solicitaram escolta à Secretaria do Estado de Segurança Pública. Eles denunciaram que estavam sendo ameaçados de morte. Segundo Cleiton, as ameaças eram feitas por telefone e pessoalmente. Problemas de superlotação e medidas tomadas na entrada de celulares e pessoas dentro da unidade teriam ocasionado a intimidação.

NOTA - SECRETARIA DE JUSTIÇA

"A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informa que a exoneração do diretor da Cadeia Pública de Cáceres foi revogada hoje por decisão do governador Silval Barbosa. Sobre a questão do terreno arenoso, a Sejudh informou que técnicos da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária farão um estudo para definir quais medidas podem ser tomadas para amenizar o problema".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20777/visualizar/