Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 24 de Fevereiro de 2011 às 17:48
Por: DANI CUNHA

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa recebe visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti
Governador Silval Barbosa recebe visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, recebeu na manhã desta quinta-feira (24.02) em seu gabinete no Palácio Paiaguás, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, onde discutiram vários assuntos ligados ao setor para melhorar e aumentar a produção da pesca no Estado e assim, garantir melhores condições de trabalho aos piscicultores de forma mais abrangente.

Conforme disse a ministra a conversa foi sobre o estreitamento das relações entre as ações do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura e o Governo de Mato Grosso. Um dos assuntos tratados foi a liberação das licenças ambientais na área da piscicultura, já que está consagrado, por uma resolução do Coselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que no caso da criação com tanque rede ou tanque escavado, o licenciamento desses empreendimentos é de responsabilidade dos governos estaduais.

“Mato Grosso tem um potencial imenso de produção. É um dos estados que produz de forma significativa e tem condição de rapidamente dobrar e triplicar esta produção se agilizarmos as licenças ambientais, pois quando não há licença não há acesso ao crédito (Pronaf da Pesca)”.

De acordo com Ideli Salvatti o impacto ambiental causado pela escavação de tanques é “praticamente insignificante, já que a criação do peixe acaba tendo um efeito ambiental extremamente significativo porque é muito mais viável economicamente, mais rentável. A piscicultura pode ser uma alternativa para substituir o impacto ambiental de larga escala da pecuária”.

Mato Grosso ocupa o quinto lugar no Brasil, com 35 mil toneladas de produção ao ano e a tendência é aumentar a produção com a conclusão dos estudos do parque aquícola do Manso. “Mato Grosso dobrará sua produção, chegando a 70 mil toneladas ao ano, tendo ainda o potencial de produzir de forma significativa juntamente com a agricultura familiar, instalando os tanques escavados”, disse a ministra, destacando que a parceria entre os Governos federal e estadual só tem a trazer benefícios.

Para o governador Silval Barbosa a economia voltada para a piscicultura é muito interessante, principalmente fortalecendo a agricultura familiar. “No ano passado doamos duas máquinas para a baixada fortalecendo a piscicultura e queremos ampliar essa ação em todo o Estado com os Consórcios”.

Quanto aos licenciamentos o governador disse que a questão burocrática, quanto às licenças ambientais e outros modelos sugeridos pela ministra, será discutida com o secretário de Meio Ambiente e a Assembleia Legislativa verificando a possibilidade da simplificação do processo de licenciamento “para atingirmos o máximo de produtores porque existe um financiamento muito interessante destinado à pesca e à produção de peixes, pelo Pronaf que temos que fazer com que todos os produtores tenham acesso ao programa”.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, destacou a importância da parceria e a sintonia entre os Governos Federal e Estadual com a vinda da ministra ao Estado. Segundo Jilson Francisco esse é um projeto que está nas prioridades das ações do Governo do Estado. “A vinda da ministra a Mato Grosso vai nos ajudar a fazer com que essa atividade seja de inclusão de muitas famílias que vivem no campo. Na agricultura familiar temos 150 mil famílias e 60% não possui renda adequada. Com essa atividade conseguiremos aumentar a renda e gerar emprego, proporcionando melhores condições de vida a essas famílias”.

ESTRUTURA

Questionado sobre uma possível estrutura para alojar uma Pasta do setor de piscicultura o governador Silval Barbosa explicou que o que o Governo tem procurado é ampliar o modelo de gestão em todas as áreas. “Estamos passando por uma reforma de Secretarias e é possível vermos uma estrutura específica da pesca. Quando você tem uma cadeia produtiva temos que nos preocupar e estruturar o máximo para que tenha uma organização maior. Tratamos das cadeias com os Consórcios e a essa do peixe será dada prioridade também”, concluiu o governador.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20817/visualizar/