Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 13 de Abril de 2016 às 14:20
Por: Redação c/ PM-MT

    Imprimir


PM-MT
Uma granada ofensiva antiga e ativa foi detonada por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) nesta quarta-feira (13-04), na Praça Ipiranga, em Cuiabá.

Conforme o comandante do Bope, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, o procedimento, seguro e controlado, foi feito por volta das 10 horas. Do acionamento dos policiais à detonação foram cerca de 2 horas de trabalho.

O artefato foi visto por populares que transitavam pela praça, próxima à Rua 13 de Junho. Na ocasião, uma viatura do 1º Batalhão de Polícia Militar que fazia rondas preventivas na região foi comunicada.

Ao depararem com o material, os policiais acionaram o Bope, que deslocou uma equipe do Esquadrão Antibomba, especializada para esse tipo de ocorrência. Com uso de procedimentos técnicos padrão de segurança foi realizada a detonação e desarticulação da granada.

Conforme o comandante do Bope, os policiais isolaram todo o perímetro da praça, depositaram o artefato em um local seguro e com uma contracarga foi feita sua detonação e desarticulação do material.

“Como a gente não sabia se tinha sido modificada a sua originalidade, ou seja, acrescentado qualquer tipo de explosivo dentro dela a mais, foi tomada toda precaução de segurança. O Esquadrão Antibomba utilizou o traje antifragmentação, aproximou, movimentou ela para um local seguro, um recipiente, na verdade um buraco, para que ambiente ficasse controlado e não tivesse nenhum fragmento na hora da sua detonação”, explicou José Nildo sobre o procedimento adotado para a detonação controlada da granada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2084/visualizar/