Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Fevereiro de 2011 às 15:27
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Não são novidades os problemas de saúde pública que enfrentam a grande maioria dos municípios mato-grossenses. Porém, a atual situação das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Juruena é crítica. Preocupados, prefeitos de seis municípios da região, acompanhados do presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Meraldo Sá, estiveram reunidos, na semana passada, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).

Na ocasião, o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, também presidente do Consórcio entregou ao deputado um documento contendo várias reivindicações emergenciais de médio e longo prazos. Dentre elas, o aumento do valor repassado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de R$ 38.170,00 para R$ 71.211,00. “A portaria 087/2008/GBSES estabelece que o percentual de participação do Estado em 50% sobre a cota de participação dos municípios”, informa o prefeito Altir.

Além disso, os prefeitos pedem a regularização dos repasses mensais, bem como a contrapartida do Estado para o custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Queremos também a garantia para a implantação e custeio da UTI neonatal e da UPA 24 horas na região de Juína, a partir da conclusão das obras, prevista para abril de 2011”, diz Altir.

Os prefeitos pedem a regularização dos repasses mensais, bem como a contrapartida do Estado para o custeio do SAMU.

Com a intervenção de Riva, os prefeitos se reuniram com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry. Segundo Altir, o secretário afirmou que os pagamentos serão regularizados. Sobre o repasse de 50%, disse que o Estado vai cumprir, já que é lei. “O Pedro Henry disse ainda que fará um estudo e levantamento até metade do ano para redefinir o montante repassado aos hospitais regionais”, informou Altir. Já a respeito das demais reivindicações, Altir afirmou que o Estado vai estudar a possibilidade de atendê-las.

Além de Altir, estiveram presentes os prefeitos de Aripuanã, Carlos Alberto Torremocha, o Beto; de Colniza, Nelci Capitani; de Castanheira, José Antunes de França, o Dega; de Cotriguaçu Damião Carlos de Lima, o Kiko; e de Juruena Bernardinho Crozetta.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20860/visualizar/