Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Domingo - 20 de Fevereiro de 2011 às 21:19
Por: DANI CUNHA

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) participa ativamente da melhoria infraestrutural.
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) participa ativamente da melhoria infraestrutural.

Aos poucos os trilhos darão lugar ao desenvolvimento crescente transformando Itiquira, um tímido município do interior de Mato Grosso, num importante ponto para embarque e desembarque de cargas do Brasil, com a instalação do terminal intermodal da ferrovia senador Vicente Vuolo, mais conhecida como Ferronorte, cujas obras foram lançadas oficialmente no sábado (19.02). O que realmente fez com que o projeto de mais de 30 anos se tornasse realidade foi, além da vontade política dos governantes nos últimos anos, a parceria entre a iniciativa privada e o poder público, que se uniram em prol do beneficiamento da economia de Mato Grosso.

Com a exploração do garimpo de diamantes, Itiquira, antes de se tornar um município, atraía migrantes do nordeste do Brasil e imigrantes portugueses, russos e alemães, que buscavam melhores condições de vida com a exploração de minerais. Em 1937 foi criado o município de Itiquira, por meio da lei nº 118 de19.10.37. Dezesseis anos depois Itiquira foi emancipada com a Lei nº 654 de 01.12.53.

Com a construção da estrada Cuiabá-Campo Grande, além da exploração de minérios, a lavoura tomou impulso no município, se transformando, então, em1980, num grande produtor de grãos de Mato Grosso.

Juntamente com o desenvolvimento, chega o progresso, os sinais de Tv, o comércio crescente, as empresas que aos poucos se instalam na cidade do interior, que até então era apenas um ponto de garimpo e hoje se torna um importante terminal ferroviário para o Brasil, fomentando a economia nacional e principalmente colocando Mato Grosso em lugar de destaque.

Com o progresso e o desenvolvimento, os olhares de grandes indústrias e empresas passaram a se voltar para Mato Grosso, que viram nesse Estado uma alternativa rentável para a economia. A Seara Alimentos enxergou no Sul do Estado grandes perspectivas e em parceria com a América Latina Logística (ALL), responsável pela construção da ferrovia, colocaram na prática a construção de um trecho da Malha Norte da estrada de ferro em Itiquira. A alternativa de uma logística para o escoamento de grãos e transporte de cargas, aliados ao grande potencial local atraíram os interesses da empresa de alimentos. Segundo o presidente da Seara, Santo Zanin, isto "representa a segmentação da empresa" o que resulta em melhorias para Mato Grosso.

Como uma das incentivadoras da logística mato-grossense, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) participa ativamente da melhoria infraestrutural para o escoamento da produção. O presidente da Federação, Jandir Milan, falou da luta constante para a redução do custo do frete, a geração de mais emprego, renda, atraindo novas indústrias. “Com a continuação das obras da ferrovia teremos avanços. A Ferronorte sempre esteve em nossas discussões já que é um dos principais projetos para alavancar a economia de Mato Grosso”.

UNIÃO DOS GOVERNOS

Luta antiga, encabeçada principalmente pelo senador Vicente Vuolo, já falecido, hoje une esforços também dos Governos Federal e Estadual que ressaltaram a importância que os trilhos representam para o desenvolvimento, principalmente dos municípios de Mato Grosso.

O ex-governador Blairo Maggi e o governador Silval Barbosa enfatizaram a luta e o entendimento do Governo Federal, por meio do presidente Lula e agora da presidenta Dilma Rousseff, que investiram nas obras da ferrovia, acreditando, principalmente na capacidade de desenvolvimento logístico de Mato Grosso, inserindo-o ao corredor de grãos do Brasil. “Queremos dar condições de competitividade para benefício direto da produção e da economia. A nossa determinação é atingir a logística na ferrovia, hidrovia e tantos outros setores que darão oportunidade à população”, diz Silval Barbosa.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20871/visualizar/