Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 às 13:52

    Imprimir


Na edição 2010/2011 do horário de verão, houve uma redução de 2.376 MW do consumo, o que representa 4,4% da demanda máxima por energia elétrica no horário de pico, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os dados preliminares foram divulgados na sexta-feira (18)  pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Esse montante representa uma economia da geração térmica estimada em R$ 30 milhões, o que traz como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

O horário de verão teve início no dia 17 de outubro de 2010 e vai terminar à meia-noite deste sábado para domingo.

Redução por regiões

Os brasileiros que moram na região do subsistema Sudeste/Centro-Oeste economizaram 1.821 MW, enquanto que os habitantes do subsistema Sul, 555 MW.

Assim, a redução de energia foi de 0,5% nos subsistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale a cerca de 10% do consumo mensal de Curitiba e 8% da capital carioca.

Benefícios

"As principais consequências da redução de demanda no horário de ponta são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operações do Sistema Interligado Nacional", destaca o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp.

Ele explica que o aumento da segurança operacional decorre da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, da maior flexibilidade operativa para realização de manutenções e da redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário.

Horário de verão

Desde o decreto publicado no Diário Oficial da União, em 9 de setembro de 2008, todos os anos o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.

A exceção ocorre quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval. Nesse caso, o decreto estipula que o encerramento seja feito no domingo seguinte.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20877/visualizar/