Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quarta - 19 de Janeiro de 2011 às 16:01
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Edson Rodrigues
Obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon são de responsabilidade do Governo Federal
Obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon são de responsabilidade do Governo Federal
Todos os compromissos que o Governo do Estado de Mato Grosso assumiu com a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para a realização da Copa do Mundo 2014, da construção da Arena, obras de mobilidade urbana, segurança, saúde, Fan Parks, Centros Oficiais de Treinamentos (COT), entre outros, estão rigorosamente dentro dos prazos de cronograma estabelecidos.

Algumas obras estarão prontas em 2012 e vão possibilitar, inclusive, a Cuiabá se candidatar para ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013, torneio que antecede a Copa do Mundo. A preocupação do governo Silval Barbosa é quanto às obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que são de responsabilidade do Governo Federal e vai pedir esse compromisso do governo Dilma em reunião na Casa Civil da Presidência da República.

O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, que tem sob a sua Pasta a responsabilidade de elaborar o Plano Estadual de Viação, que vai planejar o plano diretor da logística intermodal no qual os aeroportos estão incluídos, além da ferrovia, hidrovias, disse que dos 28 tópicos assumidos com a Fifa apenas a execução das obras do aeroporto, voluntariado e suprimentos não são responsabilidade do Governo do Estado. Dos três tópicos que estão fora da agenda do governo, a obra do aeroporto está sob a responsabilidade da Infraero.

Segundo Francisco Vuolo, após a criação da Secretaria-extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes constatou-se que não existe nenhum documento formal entre o Governo Federal e o Estado de Mato Grosso relativo ao aeroporto Marechal Rondon, uma obra essencial, já que é porta de entrada para a Copa do Mundo, e que “parece não estar, com suas obras dentro do cronograma”, informou.

Vuolo diz que o Estado não pode trabalhar na informalidade. Com o objetivo de garantir prazos, Mato Grosso, por meio da Secretaria, está agendando uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, para cobrar esse documento e uma garantia de que as obras serão executadas para que Cuiabá possa realmente se candidatar a ser sede da Copa das Confederações.

De acordo com ele, assim que for marcado a agenda o governador Silval Barbosa, mais a bancada federal, diretores da Agecopa e o próprio secretário irão se reunir com o ministro para que ele cobre da Infraero o cumprimento do cronograma. Ele lembra que as obras da Ferrovia Vicente Vuolo, que também estavam emperradas, só começaram avançar depois que a presidenta Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil, cobrou da concessionária da obra. “É o mesmo caminho que vamos utilizar”, avisa.

A cobrança desse documento formal, segundo Vuolo, é necessária até para que o governo de Mato Grosso possa encaixar os prazos das obras do aeroporto com as obras de mobilidade urbana, que serão executadas nas avenidas 15 de Novembro, em Cuiabá, e da FEB, em Várzea Grande, e assim causar o menor transtorno para a população.




Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21195/visualizar/