Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 18 de Janeiro de 2011 às 15:31
Por: Natalia Fontão

    Imprimir


Só em São Paulo o déficit habitacional é de 1,5 milhão de moradias, o que representa quase 12% do total das 12.593 milhões de casas e apartamentos existentes no estado, segundo o Ministério das Cidades. Com as chuvas, os alagamentos e os desmoronamentos a carência da população aumenta ainda mais, colocando em cheque o sistema construtivo artesanal

A carência por moradias no Brasil é de 8 milhões de residências e abrange principalmente as famílias com renda inferior a três salários mínimos, segundo os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006. À época, o Sul se revelava a região menos carente, precisando construir 11% do total de moradias já existentes em seus estados para cobrir seu déficit habitacional. A região Norte teria que duplicar esse percentual para sanar o problema.  Em âmbito nacional, a carência  de 14.1% equivaleria ter que construir 14 residências para cada 100 casas e apartamentos já existentes, segundo a Fundação João Pinheiro.


Nos últimos meses, o cenário dramático conta com mais um agravante: a meteorologia. O aumento no volume de chuvas e os conseqüentes alagamentos e desmoronamentos deixam milhares de desabrigados. Na região Sudeste, o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes já ultrapassa os 100 mil, segundo a Defesa Civil.

Além da boa vontade pública, outro fator pesa para a diminuição do déficit de moradias. O sistema construtivo tradicional é lento, requer mão-de-obra especializada, um de seus maiores gargalos, e pouco eficiente em termos de racionalização de materiais e escala. Como alternativa viável para pôr fim ao problema, a Sudeste, desenvolveu um sistema lógico de construção totalmente automatizado.

Pelo sistema, ao invés de levantar uma obra tijolo a tijolo, ela é erguida parede a parede. As estruturas são produzidas via software em um processo automatizado, sendo desenhadas em uma forma por um sistema a laser, que permite a projeção de peças personalizadas.

Para se ter uma idéia da agilidade do novo método, por meio dele é possível construir uma casa de cinco cômodos (sala, dois quartos, cozinha e banheiro) em menos de 3 horas. Além da rapidez na construção, as vantagens de uma obra com as Paredes Duplas é a customização. Nesse sistema lógico, há previsão de saídas para encanamento, instalações elétricas, portas e janelas já determinadas no projeto. A espessura da parede também pode variar de acordo com a necessidade da obra.

Segundo o engenheiro e diretor da Sudeste, Fábio Casagrande, as Paredes Duplas Sudeste são uma tendência incontestável por oferecer excelente relação custo benefício, serem ecologicamente corretas e por acompanharem as necessidades das construções modernas, no que diz respeito a prazo e qualidade. “Na Europa e nos Estados Unidos a padronização e a escala são amplamente usadas como sinônimo de segurança e qualidade da obra. O Brasil, como país possuidor de um grande déficit habitacional, precisa de escala para sanar o problema”, ressalta o engenheiro.

A tecnologia evita o desperdício de material, sendo possível calcular com exatidão o que será utilizado no canteiro de obras. A "montagem" do prédio também pode ser feita por poucas pessoas, sem a necessidade de serem especializadas. Outra vantagem do método construtivo de Paredes Duplas é o fato de dispensarem acabamentos, como massa fina. O concreto, durante a produção, recebe um tratamento especial que diminui a porosidade das paredes, deixando-as extremamente lisas.

Mais sobre a Sudeste

Presente no mercado da construção industrializada, de pré-fabricados, a Sudeste® traz, com exclusividade, o método construtivo das paredes duplas, uma tecnologia automatizada que está revolucionando a construção civil na Europa e Estados Unidos.  As Paredes Duplas Sudeste® representam o que há de mais moderno e tecnológico na área de construção. Em uma planta de 50 mil m², na cidade de Nova Odessa, Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, a primeira fábrica da América Latina das Paredes Duplas Sudeste® é totalmente controlada por tecnologia de ponta e programas de automação.  Para outras informações acesse www.sudeste.ind.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21208/visualizar/