Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 13 de Janeiro de 2011 às 16:20

    Imprimir


Responsável pela emissão do registro civil de nascimento antes mesmo da alta hospitalar, o Programa Criança Cidadã foi implementado também nos hospitais particulares de Cuiabá. Desde quarta-feira (12), o projeto começou a funcionar na Clínica Femina, uma maternidade da rede privada.

O Programa Criança Cidadã é uma ação criada pelo Governo Federal e executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). No convênio firmado em 2010 com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a meta inicial era implementar o projeto em 36 maternidades de Mato Grosso conveniadas ao Sistema Único de Saúde.

Entretanto, o sucesso do programa despertou atenção dos hospitais particulares de Cuiabá que solicitaram a adesão ao projeto. “Quando soubemos do programa já ficamos interessados em oferecer aos nossos clientes, como forma de humanizar nosso atendimento e agregar valor a nossas atividades. O momento de nascimento de uma criança é sempre muito emocionante para os pais e a possibilidade de registrar seu filho ainda dentro da maternidade é mais uma facilidade que iremos disponibilizar aos nossos usuários”, disse o coordenador de atendimento da Femina, Jadson Luís de Oliveira..

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

O registro civil é entregue antes da alta hospitalar Para realizar o registro de seus bebês pais e mães devem levar para a maternidade todos os seus documentos pessoais: RG e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação; Certidão de Nascimento e/ou Casamento, pois assim que a criança nasce a maternidade solicita os documentos dos pais, que são digitalizados e cadastrados. O responsável pelo posto de atendimento na maternidade emite um termo de nascimento.

Na sede do cartório, o oficial recebe uma mensagem informando sobre o registro. Ele irá visualizar toda a documentação e realizar a verificação das informações, para depois concluir o processo, assinando digitalmente a certidão de nascimento e encaminhando à maternidade, que imprime o documento e entrega aos pais. A certificação digital na assinatura dos documentos dos pais e do registro civil garante a veracidade das informações.

Importante ressaltar que para usufruir dos benefícios do programa pais e mães devem efetuar o registro civil, antes do recebimento da alta hospitalar. Cada maternidade conveniada recebe do Ministério da Saúde o incentivo de cinco reais por cada certidão emitida.

POSTOS DO PROGRAMA NO ESTADO

O Programa Criança Cidadã já funciona em 21 hospitais do Estado e este ano será ampliado para mais 14 maternidades públicas e pelo menos mais dois hospitais particulares já demonstraram interesse em participar do projeto.

Em Cuiabá, o programa funciona no Hospital Santa Helena, Hospital Bom Jesus de Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Hospital Universitário Júlio Muller e agora na Clínica Femina.
Confira os demais postos de funcionamento do programa no Estado:

Alta Floresta: Hospital Municipal Albert Sabin; Barra do Garças: Hospital Municipal Dr. Kleide Coelho de Lima; Cáceres: Hospital São Luiz; Campo Novo do Parecis: Centro Hospitalar Parecis; Campo Verde: Sociedade Beneficente São Camilo - HCJ; Diamantino: Hospital e Ambulatório São João Batista; Guarantã do Norte: Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário; Jaciara: Hospital Municipal de Jaciara; Juína: Hospital Municipal de Juína; Lucas do Rio Verde: Hospital São Lucas; Poconé: Sociedade Beneficente Poconeana; Pontes e Lacerda: Hospital Vale do Guaporé; Primavera do Leste: Hospital e Maternidade São Lucas de Primavera do Leste; Rondonópolis: Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis; Sorriso: Hospital Regional de Sorriso; Tangará da Serra: Hospital das Clínicas de Tangará da Serra; Várzea Grande: Pronto Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande e Hospital São Lucas.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21262/visualizar/